Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Eleições 2018

Candidata a estadual afirma que vai lutar pela construção de mais creches na capital e interior

Candidata a estadual afirma que vai lutar pela  construção de mais creches na capital e interior

Foto: Reprodução/Internet

A primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e ampliar a oferta de educação infantil em creches, atendendo, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos, até o fim de 2024, objetivo que o Amazonas está longe de atingir. Para jornalista e candidata a deputada estadual, Liliane Araújo (PSD), a culpa não é só da crise.

Foto: Reprodução/Internet

Liliane vê a pauta como prioridade para o avanço da Educação no Estado e define esta como uma de suas propostas ao pleito deste ano. “É necessário fiscalizar para dar um retorno à população. Se existe uma meta, por que ela não está sendo cumprida? O PNE foi lançado em 2014 e até então, não chegamos nem próximo do objetivo final”, indaga a jornalista.

No caso de crianças que frequentam creches no Estado (com idade entre 0 e 3 anos), o índice apontou 9,7% de cobertura sobre a população nessa faixa etária, bem longe do proposto pelo PNE, de 50%, enquanto a média nacional foi de 30,4%.

A candidata afirma que se na capital o número de ofertas de vagas já é insuficiente, no interior o problema é muito pior. “Temos um déficit muito grande em nossos municípios, crianças de 10, 12 anos que nunca foram à escola. Seja pelo acesso, muitas vezes impossível, ou pela inexistência delas”, aponta Araújo.

Crise financeira

A falta de condições financeiras também é apontada no anuário como uma das principais dificuldades para se atingir a meta de crianças matriculadas nas creches. No Brasil, apenas 21,9% das crianças de 0 a 3 anos são atendidas pelas creches, enquanto a meta é de 50%.

Ainda conforme números do relatório, apenas 88,3% das crianças mais pobres estão matriculadas na pré-escola e esse índice fica a 11,7% da meta de universalização.

Semed: ‘crise afetou’

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que atende 3.962 crianças em idade de creche e 42.421 em idade de pré-escola e possui 14 creches e 113 centros municipais de educação em Manaus. Disse, ainda, que a crise vivida pelo País afetou o plano de investimento da secretaria.

(*) Com Informações da Assessoria