Manaus, 23 de março de 2025
×
Manaus, 23 de março de 2025

Política

Capitão Alberto Neto troca fiasco do ‘Fora, Lula’ por CPAC em Manaus

O novo evento, o Conservative Political Action Conference (CPAC) Brasil, tem previsão de acontecer em Manaus durante o mês de agosto. Antes, o “Fora, Lula” era anunciado para março, mas foi cancelado por ordem de Bolsonaro.

Capitão Alberto Neto troca fiasco do ‘Fora, Lula’ por CPAC em Manaus

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Brasília (DF) – Após o ex-presidente Jair Bolsonaro cancelar a manifestação “Fora, Lula” em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, presidente municipal do PL na capital, faz divulgação de um novo evento. Desta vez, o Conservative Political Action Conference (CPAC) Brasil ocorrerá em Manaus durante o mês de agosto.

A repercussão negativa da movimentação “flopada” para o ato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou uma instabilidade entre os apoiadores, que criticaram a decisão de Bolsonaro anunciada por vários deputados pelo Brasil.

Com um novo evento para organizar, o deputado tenta recuperar a confiança dos seguidores. A publicação do parlamentar coloca os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump e da Argentina, Javier Milei, como participantes do “maior e mais influente congresso conservador do mundo”.

 

O deputado afirmou ao Portal AM1 que existe uma negociação com a empresa aérea Azul para pacotes de viagens em que pessoas de todo o país poderão participar do encontro.

Talvez, essa “parceria” tenha sido motivada pela enxurrada de reclamações desse final de semana por parte dos eleitores bolsonaristas, logo que a mudança foi divulgada, marcando a manifestação somente para Copacabana.

Os eleitores criticaram os políticos que podem viajar a qualquer momento pelo país por meio de recurso federais, o que não é o caso da maioria dos apoiadores, já que estes não possuem o cotão parlamentar, direito reservado aos deputados federais.

Por enquanto, Alberto Neto não divulgou data, local e horário do evento, mas a Arena da Amazônia, que têm capacidade para mais de 40 mil pessoas, foi sugerida pelos internautas para receber o evento.

apos-cancelar-fora-lula-em-man

Manaus, ponto estratégico

A escolha da capital amazonense foi estrategicamente pensada pelos organizadores do evento, visto que em outubro, o Brasil realizará, no estado vizinho, o Pará, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).

Segundo Alberto Neto, Manaus vai fazer um contraponto ao evento promovido pelo governo federal, que deve discutir vários pontos relacionados ao clima, a redução da emissão de gases de efeito estufa, entre outros assuntos.

“Não Podemos falar de meio ambiente e esquecer do homem da floresta que vive em condições precárias na Amazônia”, disse o parlamentar.

O que é o CPAC Brasil? 

O movimento conservador mundial foi trazido para o Brasil por meio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Participaram do primeiro encontro, em São Paulo, ex-ministros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deputados, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, entre outras autoridades.

Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Balneário Camboriú (SC) receberam as últimas edições do evento.

Na capital mineira, Bolsonaro, Javier Milei, ex-ministros e deputados federais e estaduais palestraram durante os dias de evento.

 

LEIA MAIS: