
(Foto: Divulgação/Assessoria/Capitão Alberto Neto)
Manaus (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar uma vaga no Senado em 2026.
Em 2022, Bolsonaro apoiou Coronel Menezes (PL) para o cargo, que perdeu a eleição para Omar Aziz (PSD), que foi reeleito com o apoio de Lula. O mandato de um senador no Brasil é de oito anos.
Com as bênçãos do “padrinho”, Alberto Neto deve mirar sua terceira eleição para cargos majoritários, após as duas derrotas seguidas nas eleições para prefeito de Manaus em 2020 e 2024.
A decisão faz parte de uma estratégia nacional do PL, que pretende lançar candidatos em todos os estados para consolidar uma maioria conservadora no Senado Federal.
A definição teria ocorrido em uma reunião partidária realizada no início de fevereiro, em Brasília, que contou com a presença de diversos parlamentares.
Segundo Alberto Neto, Bolsonaro o questionou sobre as chances de uma candidatura no Amazonas antes de confirmar seu nome.
“Eu cheguei com ele […] A primeira pergunta que ele me fez foi: ‘Temos chance de disputar o Senado em 2026 lá no Amazonas?’. E eu respondi: ‘Temos chance’. Então ele disse: ‘Tá batido o martelo, você é meu candidato ao Senado em 2026’”, relatou Alberto Neto durante entrevista ao podcast Arena Política, na quinta-feira (6).
Se confirmado em convenção partidária, Alberto brigará por uma das duas cadeiras do Amazonas que estarão em jogo no Senado em 2026. Hoje, as cadeiras são ocupadas por Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB), eleitos em 2018.
Além dos dois senadores que podem disputar a reeleição, é esperado que o governador Wilson Lima (UB) também dispute o pleito.
Com isso, mesmo no ano pré-eleitoral, Alberto Neto já pode considerar que tem três adversários diretos na briga pelas duas cadeiras.
Dois dos adversários senadores, Braga e Plínio, na condição de reeleição e, talvez, o governador Wilson Lima com o apoio das máquinas públicas do Governo do Amazonas e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Estratégia do PL para o Senado
De acordo com o deputado, o principal objetivo da iniciativa do PL é garantir maioria nas duas casas legislativas para viabilizar mudanças mais expressivas na política nacional.
“Ele [Bolsonaro] diz o seguinte: ‘Se vocês me derem a maioria do Senado e da Câmara, eu mudo o Brasil’. Como aconteceu com Trump, agora? Trump conseguiu a maioria da Câmara e do Senado, ele tem força para tomar as medidas necessárias para o país continuar a se desenvolver, de acordo com os nossos princípios, nossos valores”, declarou.
LEIA MAIS:
- David questiona legado deixado por Alberto Neto e Amom Mandel em Manaus
- Posse de Trump sem show de Alberto Neto: deputado pega ‘falta’ por cirurgia no braço
- Após retornar de Brasília, Wilson diz que disputar vaga no Senado dependerá do UB
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.