Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Carlinhos Bessa ganha força para reeleição à vice-presidência da Aleam

O atual vice-presidente da Aleam subiu na cotação para o cargo e pode ser reconduzido ao cargo nesta quarta

Carlinhos Bessa ganha força para reeleição à vice-presidência da Aleam

Deputado estadual Carlinhos Bessa (Foto: Divulgação/Aleam)

MANAUS – O nome do atual vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Carlinhos Bessa (PV), ganhou força na disputa pelo cargo. Às vésperas da eleição para a Mesa Diretora da Casa, que ocorre nesta quarta-feira (1º), Bessa conquistou o apoio de vários parlamentares.

Durante esta terça-feira (31), deputados estão em discussão para alinhar o apoio. Enquanto a recondução do atual presidente, Roberto Cidade (UB), é tida como certa, ainda há dúvidas sobre outros cargos da mesa.

Contudo, ao Portal AM1, o deputado Adjuto Afonso (UB) afirmou que Carlinhos Bessa (PV) tem sim a preferência dos parlamentares. Ele não quis dar detalhes de como estão as articulações.

A assessoria de Bessa confirmou que as tratativas existem e que elas “envolvem a melhor composição para dar fluidez nos trabalhos do parlamento, na articulação com o Governo e no desenvolvimento das atividades da Assembleia e dos seus servidores”.

Outro parlamentar que confirmou o apoio a Carlinhos Bessa foi o deputado Delegado Péricles (PL).

Bessa está indo para o seu segundo mandato e integra a base do governador Wilson Lima (UB). Mesmo sem muita experiência, ele foi líder do governo em 2019.

Desceu

Enquanto Bessa subiu na cotação para a vice-presidência, o nome do deputado Abdala Fraxe (Avante) não ganhou força.

Mesmo fazendo parte da legenda com a segunda maior bancada da Aleam, ao que tudo indica, Fraxe ainda não conseguiu o apoio necessário para ter o cargo.

Eleição

Nesta quarta-feira (1º), os deputados estaduais vão tomar posse do novo mandato na Aleam e, logo após, farão a eleição para a Mesa Diretora.

A mesa é composta por dez cargos, sendo eles: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 3º Secretário, Secretário Geral, Corregedor e Ouvidor.

LEIA MAIS: