Manaus, 20 de março de 2025
×
Manaus, 20 de março de 2025

Entretenimento

Carnaval 2025 em Manaus: blocos de rua são preferência entre foliões

Pesquisa aponta que 52,1% preferem os blocos de rua, enquanto 27,1% gostam de acompanhar o desfile das escolas de samba no Sambódromo.

Carnaval 2025 em Manaus: blocos de rua são preferência entre foliões

Blocos carnavalescos de rua fazem a Abertura do Carnaval Não Oficial 2023 na Praça XV. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Manaus (AM) – O Carnaval 2025 se aproxima e, enquanto alguns aproveitam o feriado para descansar, outros se dividem entre acompanhar os blocos de rua ou assistir aos desfiles das escolas de samba de Manaus.

De acordo com um levantamento divulgado às vésperas da folia pela Action Pesquisas, nesta quarta-feira (26), entre aqueles que pretendem participar do Carnaval em Manaus, 52,1% escolheram os blocos e bandas de rua, enquanto 27,1% manifestaram interesse pelos desfiles das escolas de samba no Sambódromo.

blocos-e-sambodromo-como-os-fo

Entre os que vão desfilar, está Lucas Ramos, mestre-sala da escola Leões do Barão Açu. Este é o seu segundo ano no cargo e, no ano passado, ele desfilou pela Escola de Samba Beija-Flor do Norte.

Quando perguntado sobre a possibilidade de participar dos blocos de rua, embora considere difícil, Ramos demonstrou interesse em participar de alguns, especialmente do Bloco do Parque 10.

“É difícil, bem difícil mesmo, estar em um bloquinho. Mas, este ano, pretendo dar umas voltas por aí. O bloco que eu mais frequento é o do Parque 10, mas ainda não sei se vai acontecer este ano”, afirmou o mestre-sala ao Portal AM1.

blocos-e-sambodromo-como-os-fo

(Foto: Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Mas há também quem não perde a chance de cair na folia, seja nos blocos de rua ou acompanhando os desfiles das escolas de samba. É o caso da estudante universitária Eduarda Bentes, que aproveita o Carnaval das duas formas.

“Eu já fui a alguns blocos de Carnaval e pretendo ir a outros, porque gosto muito desse tipo de evento, especialmente do Carnaval como um todo — na verdade, do feriado de Carnaval. Ir para blocos com meus amigos meio que virou uma tradição para a gente, pois é um momento de brincadeira e alegria, em que nos reunimos, pelo menos em um bloco, para nos divertir. Faz cerca de dois anos que comecei a frequentar esse tipo de evento”, relatou.

(Foto: Arquivo Pessoal/Eduarda Bentes)

Além dos blocos, Eduarda acompanha os desfiles das escolas de samba de Manaus e do Rio de Janeiro. Este ano, planeja assistir ao desfile no Sambódromo e já tem suas favoritas: Grande Família, em Manaus, e Beija-Flor, no Rio.

“Eu pretendo acompanhar os desfiles das Escolas de Samba de Manaus e também do Rio de Janeiro, pois tenho uma escola favorita, que é a Beija-Flor, e todo ano a acompanho pela televisão. Este ano, espero conseguir assistir e prestigiar as Escolas de Samba de Manaus no Sambódromo”, afirmou.

Mas a maioria prefere curtir somente os tradicionais blocos de rua, como é o caso de Celso Maia, que se planeja para acompanhar os blocos menores de bairro, como o Azul e Branco, no São Raimundo.

Apesar de não seguir uma tradição familiar de acompanhar os blocos de Carnaval todos os anos, Celso admite que gosta de cair na folia de forma esporádica.

“Costumo ir esporadicamente. Só me interesso quando o bloco tem opções como: boa localização, estacionamento e segurança”, disse.

Embora torça pela Escola de Samba Sem Compromisso, Celso não irá ao Sambódromo acompanhar o desfile. “A vontade é grande”, ressaltou.

(Foto: Arquivo Pessoal/Celso Maia)

Já a costureira Elida Coelho tem planos de aproveitar os bloquinhos de rua e, neste sábado (1º), pretende participar da abertura do Carnaval promovida pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). Para ela, a folia é uma tradição, especialmente no seu bloco favorito, a ‘Banda do Boulevard’. “Vou para me divertir, ou seja, ser feliz”, disse.

Elida já desfilou pelas escolas de samba Sem Compromisso e Presidente Vargas, mas atualmente só acompanha o desfile caso esteja na passarela do samba.

blocos-e-sambodromo-como-os-fo

(Foto: Arquivo Pessoal/Elida Coelho)

A engenheira florestal Maria Fernanda também faz parte dos 52,1% da pesquisa que preferem os blocos de rua. Em relação aos desfiles das escolas de samba, pretende acompanhar apenas pelas redes sociais ou ocasionalmente pela TV, sem ir ao Sambódromo. Para ela, a gratuidade dos blocos é um diferencial.

“Sou mais bloquinhos, que não é necessário pagar. Bloco de Carnaval que precisa pagar é elitista demais”, pontuou.

(Foto: Arquivo Pessoal/Maria Fernanda)

Calendário do Carnaval no Sambódromo

De 27 de fevereiro a 1º de março, as escolas de samba de Manaus se apresentam na passarela do samba, divididas entre os grupos de Acesso A e B e o Grupo Especial.

Os desfiles começam com as escolas do Grupo de Acesso B, seguidas pelas competições do Acesso A, que visam à vaga no Grupo Especial de 2026. A grande noite de abertura do Grupo Especial ocorre no dia 1º de março, com destaque para a Sem Compromisso, que abre os desfiles às 20h, e a Mocidade Independente de Aparecida, atual campeã, que desfila a 1h20. Confira a programação completa.

Desfiles do Grupo de Acesso B (27 de fevereiro)

  • Unidos do Coophasa – das 21h às 21h40;
  • Mocidade Independente da Raiz – das 21h40 às 22h20;
  • Legião de Bambas – das 22h20 às 23h;
  • Gaviões do Parque – das 23h às 23h40;
  • Ipixuna – das 23h40 às 00h20;
  • Império do Mauá – de 00h20 a 01h00;
  • Leão do Barão Açú – de 01h a 01h40;
  • Primos da Ilha – de 01h40 às 02h20;
  • Balaku Blaku – das 2h20 às 3h.

Desfiles do Acesso A (28 de fevereiro):

  • Meninos Levados – das 21h às 21h50;
  • Beija Flor do Norte – das 21h50 às 22h40;
  • Império do Havaí – das 22h40 às 23h30;
  • Acadêmicos da Cidade Alta – das 23h30 a 00h20;
  • Presidente Vargas – de 00h20 à 1h10;
  • Mocidade Independente do Coroado – de 1h10 às 02h;
  • Unidos da Cidade Nova – das 2h às 2h50;
  • Tradição Leste – das 2h50 às 3h40;
  • Dragões do Império – das 3h40 às 4h30.

Desfiles do Grupo Especial (1º de março):

  • Sem Compromisso – das 20h às 21h10
  • Vitória Régia – das 21h20 às 22h30
  • Unidos do Alvorada – das 22h40 às 23h50
  • Vila da Barra – de 00h à 01h10
  • Mocidade Independente de Aparecida – de 01h20 às 02h30
  • Andanças de Ciganos – das 04h00 às 05h10
  • Reino Unido da Liberdade – das 04h00 às 05h10
  • A Grande Família – das 05h20 às 06h30

 

LEIA MAIS: