(Foto: Divulgacão/Assesoria)
Manaus (AM) – O vereador Carpe Andrade (PL) voltou a integrar as agendas políticas da pré-candidata ao governo, Maria do Carmo, em viagens pelo interior do Amazonas. A presença constante do parlamentar, cuja atuação é limitada à capital, tem sido interpretada como parte de sua estratégia para fortalecer seu nome no interior antes das eleições de 2026, quando pretende disputar o cargo de deputado federal.
Neste fim de semana, Maria do Carmo cumpriu agenda em Coari, dentro de seu plano, divulgado publicamente, de visitar todos os municípios do estado para tentar expandir sua popularidade, hoje concentrada em Manaus. Além de Carpê, o presidente do PL, Alfredo Nascimento, também participou da viagem.
A movimentação do vereador, no entanto, chama atenção pela insistência com que ele se insere em agendas que saem de suas atribuições municipais.
O cientista político Helso do Carmo afirmou que esse tipo de prática é comum entre pré-candidatos que buscam visibilidade fora de sua base eleitoral.
“Quando um candidato a cargo majoritário viaja em pré-campanha, é comum que outras lideranças do partido o acompanhem. No caso do Carpê, é quase certo que ele será candidato em 2026. Ele já está aproveitando para garantir votos no interior, enquanto mantém sua força em Manaus. Isso cria uma vantagem sobre outros nomes que não têm esse privilégio”, explicou o especialista.
Essa não é a primeira vez que Carpê utiliza agendas externas para se projetar no interior. Em julho, o vereador viajou a Tefé, usando a estrutura da universidade Fametro, onde mantém aproximação pública, para realizar visitas e conversas com funcionários da instituição. Na época, o gesto foi visto como o início de sua movimentação política além da capital.
LEIA MAIS





