Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Mundo

Casos de covid-19 aumentam 10% com a presença de público na Eurocopa, diz OMS

Após um período de dez semanas de queda nos novos casos de covid-19, os países voltaram a registrar aumento de casos da doença

Casos de covid-19 aumentam 10% com a presença de público na Eurocopa, diz OMS

Foto: Agência Brasil

BRASÍLIA, DF – A presença de público nos estádios de futebol durante a Eurocopa e nos pubs e bares das cidades-sede dos jogos está impulsionando o atual aumento nas infecções pelo novo coronavírus na Europa, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS), na quinta-feira (1º).

Um período de dez semanas de queda nos novos casos de covid-19 em toda a região chegou ao fim e uma nova onda de infecções é inevitável caso torcedores e demais pessoas baixem a guarda, segundo a OMS.

Na semana passada, o número de novos casos aumentou 10%, impulsionado pelas multidões nas cidades-sede da Eurocopa, viagens e pela flexibilização das restrições em combate à covid-19, afirmou a OMS.

Leia mais: Justiça pede que CBF explique ausência da camisa 24 na Copa América

“Temos que olhar para muito além dos próprios estádios”, disse Catherine Smallwood, autoridade responsável pelas situações de urgência da OMS, a jornalistas. “Precisamos ver como as pessoas chegam lá, será que viajam em grandes trens e ônibus lotados? E quando saem dos estádios, vão a bares e pubs cheios de gente para assistir aos jogos?”. “São esses pequenos eventos recorrentes que estão impulsionando a propagação do vírus”, disse Smallwood.

O ministro de Interior da Alemanha, Horst Seehofer, chamou de “totalmente irresponsável” a decisão da Uefa, entidade reguladora do futebol europeu, de permitir grandes públicos durante a Eurocopa.

(*) Com informações da Agência Brasil

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.