Catedral Metropolitana de Manaus (Foto: Divulgação)
A Catedral Metropolitana de Manaus foi interditada na última sexta-feira (2) com risco de desabar. Por volta das 16h30 uma das colunas próximo à entrada principal da Catedral e que sustenta o mezanino (coro), se movimentou, se soltou e inclinou ameaçando desabar; a coluna centenária é de madeira.

De acordo com o padre Hudson, Pároco do lugar a cada minuto de espera pela Defesa Civil, a coluna se mexia mais. O órgão chegou por volta das 19h para avaliar a situação do prédio e resolveram, por bem, interditar “toda a área de entrada da Catedral que sustenta o mezanino (coro) e solicitou o imediato escoramento de toda a área que, por hora, apresenta risco de desabamento”, informou o padre.

Nesta manhã (3) a Catedral Metropolitana de Manaus emitiu nota informando que a Defesa Civil isolou a área de entrada e do mezanino (coro), onde ocorreu o fato e liberou o acesso dos fiéis e dos visitantes por outras áreas do local que não tenham sido afetadas.
A nota também informou que as Celebrações da Catedral, incluindo o evento de Acolhida do Cardeal, para as 17h de hoje, serão mantidas.
Confira a nota na íntegra
Catedral Metropolitana de Manaus
- Nova Nota de Esclarecimento – 03/09/2022
No que diz respeito ao ocorrido com a coluna da Catedral e os riscos para o uso da área de entrada e do mezanino (coro), partir da Avaliação da Defesa Civil, o Secretário Fernando Júnior nos comunicou que, isolada a área do ocorrido, libera- se ao acesso dos fiéis e dos visitantes, exceto à área em foco.
Nesse sentido, as Celebrações da Catedral, incluindo o evento de Acolhida do Cardeal, para as 17h de hoje, serão mantidas.
A área do ocorrido já foi isolada, inclusive o acesso ao mezanino e às galerias superiores laterais.
Aguarda-se ainda, nessa manhã, a presença da SEMINF para dar maior suporte de sustentação à coluna e ao mezanino, enquanto outros trâmites referentes às condições de aspectos mais técnicos e de restauro, serão observados pelos órgãos competentes.
Estaremos sempre atentos à segurança e ao cuidado do povo.
Pe. Hudson Ribeiro
Pároco da Catedral





