Manaus (AM) – Em virtude do Dia de Finados, os cemitérios da capital amazonense e da Zona Rural de Manaus devem receber cerca de 500 mil pessoas, segundo o subsecretário da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Jairo Santos.
O Portal AM1 visitou o Cemitério São João Batista, localizado na zona Centro-Sul, onde a população e visitantes prestam homenagens aos entes queridos.
Em entrevista, o diretor dos Cemitérios da Semulsp, Raimundo Nogueira, detalhou os horários e as atividades do dia. De acordo com ele, os cemitérios abriram às 6h da manhã deste sábado (2) e permanecerão com acesso até as 18h. Serão realizadas missas de hora em hora ao longo do dia, para atender aqueles que transitam pelo local.
Além da infraestrutura e organização dos cemitérios, a Semulsp mobilizou cerca de 900 servidores para garantir limpeza e manutenção durante a data. O subsecretário Jairo Santos destacou, ao Portal AM1, parceria com diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar.
“Previamente, fizemos um serviço de higienização, capina, poda, varrição e pintura, para que ele possa vir aqui e perceba o serviço da Semulsp. Hoje, todas as secretarias da Prefeitura de Manaus estão envolvidas para receber essa população. Está aqui o SAMU, para atender as pessoas que, de repente, possam precisar desse serviço. A segurança também está presente, garantindo a ordem e a organização. Além disso, o trânsito está aqui para organizar os veículos”, afirmou o sub-secretário ao AM1.
O subsecretário da Semulsp destacou que a Prefeitura de Manaus mobilizou todas as suas secretarias para garantir que os dez cemitérios da cidade — seis na zona urbana e quatro na Zona Rural — ofereçam condições adequadas de acolhimento seguro à população durante o Dia de Finados.
“Então, de modo geral, toda a prefeitura está representada para oferecer esse serviço e garantir à população um acolhimento seguro. Esses cemitérios — que são dez no total, sendo seis na zona urbana de Manaus e quatro na Zona Rural — estão todos recebendo o mesmo tratamento e as mesmas condições. Assim, podemos ter um dia especial tanto para quem vem aqui quanto para nós”, disse Jairo Santos.
Segundo a Prefeitura de Manaus, essa operação visa proporcionar um ambiente organizado e seguro para os milhares de visitantes que irão homenagear seus familiares e amigos neste Dia de Finados.
LEIA MAIS:
- ‘Dia dos Finados’: cemitérios ficarão abertos até às 18h desta quinta-feira
- Wilson decreta ponto facultativo na sexta-feira (3) após Dia dos Finados
- Dia de Finados: cemitérios de Manaus abrem às 6h e encerram às 18h para visitação
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.