Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Cemitérios lotam e comércio informal se anima com vendas

Durante todo o dia, cemitérios de Manaus receberam milhares de pessoas que foram prestar homenagens a seus entes já falecidos

Cemitérios lotam e comércio informal se anima com vendas

Milhares de pessoas visitaram os cemitérios da cidade, neste Dia de Finados (Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Desde de cedo neste sábado, 2, os cemitérios de Manaus tiveram suas movimentação intensas por familiares, amigos daqueles já falecidos, vendedores ambulantes e grupos religiosos em razão do Dia de Finados. A prefeitura informou que até o final, do dia os cemitérios localizados na área urbana da cidade devem receber mais de 600 mil visitantes. O fluxo já registrado no cemitério Nossa Senhora Aparecida localizado no Tarumã, zona Oeste da capital, anima a expectativa de venda dos ambulantes locais.

(Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

(Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

De acordo com Inã Souza, que trabalha na banca de flores que seu pai monta há 22 anos em frente ao cemitério, a expectativa de vendas para esse ano é bem melhor que em 2018. “Antes de meio dia, a gente já vendeu bastante, bem mais do que a data no ano passado, mesmo com a entrada de carros fechada na direção da nossa banca. Nós estamos percebendo que o número de consumo por pedestre que vem de ônibus aumentou”, relatou. A vendedora conta que se prepararam 4 meses antes da data para organizar todas as flores para as vendas, que se inciaram às 5h da manhã de hoje.

Logística

As alterações nas vias e entradas do cemitério seguiram o mesmo modelo do ano passado de acordo com informações  do Supervisor L. K. Ramos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu). “Durante a semana a gente já veio planejando como seria a logística nos cemitérios. Quanto ao trânsito dentro do Parque Tarumã não está podendo estacionar, a não ser que seja nas garagens privativas do próprio local. Na parte de fora fechamos o retorno em frente ao cemitério, mas abrimos o retorno em frente ao motel Tucumã e o motel Nirvana, e neste ano a organização está bem melhor por que nós estamos contando com o apoio de outras secretárias”, concluiu.

(Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Controle de Segurança

No Parque Tarumã, 42 agentes de trânsitos da Immu estão atuando na área para gerenciar a fluidez no trânsito. Já a guarda municipal, conta com 80 colaboradores no local somando a 10 servidores da prefeitura como apoio, de acordo com o sub-diretor da guarda municipal Josué Pessoa.

Os servidores relataram que o houve ocorrências de pequenos focos de incêndios decorridos de velas, e furtos de flores de sepulturas.  A guarda municipal está atuando nos 6 maiores cemitérios da capital.

Serviços de Apoio

No decorrer da elaboração desta matéria no cemitério Parque Tarumã, abaixo de uma temperatura de 30 graus, conseguimos capturar o momento em que o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que está com uma equipe local para devidas ocorrências prestava socorro para uma senhora que passou mal no local.

(Foto: Márcio Silva/Amazonas1)

Vários grupos de seguimentos religiosos também são intensos no parque, eles realizam panfletagens, palestras e até orações aos visitantes.

“A finalidade da nossa panfletagem é informar que a morte não existe e a vida continua, e conforme nós vivemos, nós passamos para o plano espiritual e retornamos para a verdadeira vida levando tudo o que enfrentamos aqui, dor, sofrimento e até felicidade”, informou Onildo Ortiz, do Centro Espirita Allan Kardek, que estava conduzindo um grupo de 10 pessoas.