Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Entretenimento

Cenógrafa amazonense cria espaços exclusivos para levar ao público a magia do Natal

Cenógrafa amazonense cria espaços exclusivos para levar ao público a magia do Natal

Foto: Divulgação

As luzes e cenários de Natal começam a tomar conta dos espaços públicos e encher os olhos de crianças e adultos em Manaus. O luxo e a magia que ajudam a resgatar recordações de bons momentos e despertar o espírito natalino são resultado de muita técnica, planejamento e trabalho. Na capital amazonense, uma referência é a arquiteta e cenógrafa Muna Hauache, que tem mais de 27 anos de experiência na área.

Responsável por desenvolver cenários natalinos de alguns dos maiores shoppings centers de Manaus e de ambientes externos como passarelas e parques, Muna e seu exército de criação da Arena Cenografia trabalham a todo vapor na montagem dos novos projetos deste ano. “O natal é o nosso maior e mais longo evento”, diz.

Decorar espaços de grande circulação popular é desafiador, afirma a arquiteta formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, em 1991. Mais que cenários por onde as pessoas transitam, esses locais devem transmitir algo às pessoas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“É preciso tornar o ambiente atraente, seja de maneira divertida ou confortável, mas sempre tocando as pessoas de alguma forma”, comenta Hauache, que na década de 1990 trabalhou na TV Cultura onde integrou a primeira equipe de assistente de cenografia no infantil Castelo Rá Tim Bum. Mais recentemente desenvolveu o espaço coworking do Manauara Shopping.

“Eu tenho buscado fazer cada vez mais amadurecer conceitos, a execução e sempre cuidando de melhorar o ambiente. Eu observo como as pessoas usam aquilo que fiz, procuro defeitos e qualidades como referência para os próximos projetos. O melhor pagamento para mim é quando dá certo, ou seja, quando o cidadão fica satisfeito ao usufruir daquele espaço”, resume.

Além de projetos de grande porte, Hauache também desenvolve ações para lojas como decoração internas, externas e vitrines. Desde 2005, montou a Arena Cenografia para atender os clientes que buscam decorações exclusivas. “Toda mão de obra local. Tudo é feito aqui. Criamos, desenvolvemos o projeto, produzimos e montamos”, ressaltou.

Histórico – Formada em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da USP em 1991, Muna Hauache se especializou em cenografia no Centro de Pesquisa Teatral, em 1994 (então dirigido por Antunes Filho e J.C Serroni), em São Paulo. Trabalhou na TV Cultura (SP) de 1993 à 1998. Estagiou no departamento de cenografia e adereços da “Comèdie Française”, em Paris (1996).

Desenvolveu projetos para empresa especializada em decoração de Natal para os Shoppings em São Paulo.
Fez assistência de cenografia e direção de palco no II Festival de Ópera de Manaus 1999 (“Alma” de Claudio Santoro). Desde 2005, montou sua empresa Arena Cenografia, em Manaus, onde passou a atuar no desenvolvimento de projetos de arquitetura e decoração em diversas áreas, como projetos natalinos, decorações de espaços para shoppings centers, e desfiles de moda.

*Com informações da assessoria