Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Central de Fiscalização fecha sucataria que funcionava como bar

A operação identificou irregularidades como falhas em balanças e falta de documentação para funcionamento.

fiscalizacao-interdita-sucatar

(Foto: Victor Levy/SSP-AM)

Manaus (AM) – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, na sexta-feira (13/03), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) no Centro de Manaus, que resultou na interdição de uma sucataria que funcionava irregularmente como bar. A operação também identificou diversas irregularidades, como problemas em balanças e ausência de documentação obrigatória para funcionamento.

A fiscalização ocorreu no Centro e no bairro Cachoeirinha, na zona sul da capital. Na avenida Joaquim Nabuco, uma sucataria foi notificada por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas por não possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nem o Auto de Conformidade de Processo Simplificado (ACPS).

No local, agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas apreenderam uma balança que não possuía o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, por se tratar de equipamento importado sem regularização. A sucataria também teve o fornecimento de energia cortado após a constatação de uso clandestino.

central-de-fiscalizacao-fecha-

(Foto: Victor Levy/SSP-AM)

Ainda no Centro, fiscais da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação de Manaus interditaram o estabelecimento por falta de documentação para funcionamento.

Bairro Cachoeirinha

No bairro Cachoeirinha, duas sucatarias foram fiscalizadas e tiveram o fornecimento de energia desligado por equipes da Amazonas Energia após a identificação de desvio irregular. Em um dos locais, na rua Professor Marciano Armond, o estabelecimento também foi autuado pelos Bombeiros por não possuir AVCB e ACPS, além de ter a balança apreendida pelo Ipem.

De acordo com o delegado Tarson Yuri, da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção do Amazonas, as fiscalizações buscam garantir que as atividades comerciais funcionem dentro da legalidade e com as autorizações exigidas.

A Central Integrada de Fiscalização reúne forças da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil do Amazonas, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos estaduais, municipais e federais, que atuam de forma conjunta na verificação da regularidade de estabelecimentos comerciais.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: