Manaus, 13 de junho de 2024
×
Manaus, 13 de junho de 2024

Economia

Cetam realiza curso de soldador naval em parceria com o Estaleiro Juruá

O público-alvo do curso são 28 funcionários do Estaleiro Juruá e 15 membros da comunidade do Cacau-Pirêra.

Cetam realiza curso de soldador naval em parceria com o Estaleiro Juruá

(Foto:Cleudilon Passarinho/ Divulgação)

Cacau-Pirêra (AM) – Em sintonia com as demandas do mercado de trabalho local, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) deu início, semana passada, ao curso de Soldagem Mig/Mag para 43 alunos, em parceria com o Estaleiro Juruá.

A iniciativa faz parte do programa Cetam na Empresa e visa qualificar profissionais para atender a crescente demanda do mercado de construção naval na região.

O estaleiro procurou a autarquia com a necessidade de qualificar seus funcionários e o Cetam, por meio do programa interinstitucional, formatou e ofertou o curso.

A qualificação, que tem duração total de 70 horas, sendo 30 horas teóricas e 40 horas práticas, segue até o dia 15 de junho. A formação foi dividida em módulos teóricos e práticos.

(Foto: Cleudilon Passarinho/ Divulgação)

Módulo teórico

Neste primeiro momento, os alunos estão cursando o módulo teórico e, a partir do dia 1º de junho, ingressam na etapa prática nas dependências do estaleiro.

O público-alvo do curso são 28 funcionários do Estaleiro Juruá e 15 membros da comunidade do Cacau-Pirêra, que foram selecionados por meio de um processo de inscrição voltado para a região.

A iniciativa busca promover a qualificação da mão de obra e a geração de renda para a comunidade local.

“O Cetam também está em tratativas com outras empresas do segmento naval para formatação de mais cursos voltados para o setor. Nosso objetivo, seguindo determinação do governador Wilson Lima, é contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado e transformar a vida dessas pessoas”, destacou o diretor-presidente da autarquia, Fábio Albuquerque.

“Neste ano, o Cetam vai chegar a um 1 milhão de vagas ofertadas em cursos de qualificação profissional e técnico de nível médio em diversas áreas, como saúde informática gestão, gastronomia e Indústria 4.0. A instituição tem um catálogo com mais de 500 cursos para qualificar profissionais para o mercado de trabalho” ressaltou.

Curso Técnico em Construção Naval

O Cetam oferece em seu catálogo de cursos, o Técnico em Construção Naval, uma formação abrangente voltada para a capacitação de profissionais qualificados no setor naval. O curso é ideal para aqueles que desejam atuar na construção e manutenção de embarcações e estruturas hidroviárias, bem como em diversas áreas relacionadas.

Durante o curso, os alunos aprendem a colaborar na execução de projetos navais em estaleiros, garantindo a eficiência e qualidade dos processos. São treinados para executar, controlar e inspecionar processos de construção e manutenção, focando em embarcações e estruturas hidroviárias.

A seleção dos materiais mais adequados para as construções e manutenções navais, assegurando a durabilidade e segurança das obras, também é uma competência desenvolvida no curso.

Os futuros técnicos são capacitados a realizar ensaios e testes conforme as especificações do produto naval, verificando a conformidade com os padrões estabelecidos.

O curso inclui o cumprimento de normas técnicas de segurança, saúde e meio ambiente, promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável.

Os profissionais formados pelo Cetam podem atuar em diversos setores, incluindo estaleiros, empresas de construção e reparação naval entre outras.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: