O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para tentar se defender de ataques pela situação do povo Yanomami.
“A verdade Yanomami: nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro”, escreveu nas redes sociais. Ele ainda citou a CPI instaurada em 2008 para apurar casos de desnutrição e morte entre crianças indígenas.
O link da publicação vai para um site que leva o nome de Flávio Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente.
– A verdade Yanomami: nunca um Governo dispensou tanta atenção e meios aos indígenas como Jair Bolsonaro. https://t.co/9yTOpXcK05 pic.twitter.com/78aAuWmTxh— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 28, 2023
O relatório da CPI citada por Bolsonaro recomendava o fortalecimento de órgãos como a Funasa e a Funai. Dentre as ações par isso, sugeria-se a ampliação do quadro de servidores.
A Terra Indígena Yanomani, em Roraima, é um dos maiores territórios indígenas do Brasil. No dia 20 de janeiro o Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública para enfrentar a desistência ao território.
Nas últimas semanas, ao menos mil indígenas foram resgatadas em situação grave de saúde, inclusive desnutrição e malária. A região sofre com a exploração ilegal de garimpo.
LEIA MAIS:
- Yanomami: ministério vai a Roraima apurar violação de direitos humanos
- Governo do Amazonas envia ajuda humanitária para yanomamis
- Inquérito é aberto para investigar exploração de madeira em terras indígenas
- Ministra dos Povos Indígenas espera 14 demarcações de terra ainda este ano
- Wilson e Lula se unem para fortalecer políticas públicas a indígenas do AM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.