Manaus (AM) – O julgamento das contas do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), referente ao exercício de 2023, foi adiado para o próximo ano.
A análise, que estava marcada para o dia 20 de dezembro, foi transferida devido ao início do recesso de fim de ano do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que começa em 23 de dezembro e segue até o dia 10 de janeiro.
Em 2023, o prefeito contou com um orçamento de R$ 8,5 bilhões, um aumento de 19% em relação ao valor disponibilizado em 2022, quando o município teve R$ 7,1 bilhões.
Para o julgamento, David Almeida deverá apresentar uma série de documentos, como relatórios financeiros, balancetes e balanços, que serão avaliados pelo relator, conselheiro Luis Fabian Barbosa. O processo será votado em plenário pelos demais conselheiros.
O adiamento foi anunciado durante a penúltima sessão ordinária do TCE, realizada em 3 de dezembro. No entanto, o tribunal não especificou as razões do adiamento.
Se as contas forem consideradas irregulares, o TCE poderá recomendar à Câmara Municipal de Manaus a reprovação das contas. Caso contrário, se os gastos públicos forem julgados regulares, a aprovação será sugerida.
O julgamento das contas de 2023 é importante para garantir a transparência e a regularidade na gestão dos recursos públicos municipais, além de assegurar que os gastos do Executivo municipal estejam conforme as normas legais e fiscais.
LEIA MAIS:





