Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Manaus está no topo do ranking de alertas de risco do país

Manaus está no topo do ranking de alertas de risco do país

A capital amazonense está no topo do ranking de alerta de riscos ocasionados pelas chuvas, com mais avisos no país sobre a possibilidade de deslizamentos. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

São Paulo, por sua vez, recebeu mais alertas sobre risco de inundações, alagamentos e enxurradas desde 2016. As fortes chuvas desse domingo no litoral paulista causaram, pelo menos, 40 mortes, além de vários estragos.

Diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, diz que mudanças climáticas têm tornado mais frequentes eventos extremos como o visto agora no Litoral Norte de São Paulo. Para ela, o caos na região foi potencializado pelo fato de as cidades estarem cheias de turistas para o carnaval.

“A cidade para qual mais emitimos alertas de deslizamento desde 2016 é Manaus. E a primeira do ranking de alertas para enxurras e alagamentos é São Paulo. A Região Serrana do Rio e a própria cidade do Rio também são críticas, assim como cidades de Santa Catarina. Grandes capitais como Manaus, São Paulo, Rio, Salvador e Recife têm uma região metropolitana com grande adensamento populacional. São cidades críticas do ponto de vista da necessidade de um olhar específico”, disse a especialista.

(*) Com informações de O Globo

LEIA MAIS: