Manaus, 18 de abril de 2025
×
Manaus, 18 de abril de 2025

Morre Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, aos 81 anos

Morre Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, aos 81 anos

RIO DE JANEIRO – O cantor e compositor Erasmo Carlos morreu, aos 81 anos, na tarde desta terça-feira (22), em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O cantor já havia recebido alta após passar nove dias internado, devido a um quadro de síndrome edemigênica, mas voltou ao hospital nessa segunda-feira (21).

Em 31 de outubro o famoso ‘Tremendão’ pegou alta hospitalar, o artista estava internado desde o dia 17, no Rio de Janeiro, para realizar exames da síndrome. O quadro do cantor era estável. Na ocasião, amigos e familiares usaram as redes sociais para desejar boa recuperação ao artista.

Erasmo foi um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Nas redes sociais, uma das suas últimas postagens foi a comemoração por ter levado mais um Grammy Latino na categoria Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo trabalho “O Futuro Pertence À… Jovem Guarda”.

Leia mais: Erasmo Carlos posta foto em quarto de hospital: ‘esse ano eu não morro’

Em 2019, Erasmo se casou com pedagoga Fernanda Passos, 49 anos mais jovem que ele. Os dois estavam juntos há 12 anos.

Legado

O Tremendão, no seu apelido que transita entre ousado e carinhoso, era a face mais rock´n´roll da Jovem Guarda. Gênero musical, aliás, que Erasmo ajudou a introduzir no Brasil, com músicas em português dialogando com a estética visual e musical do rock mundial dos anos 60.

Erasmo lançou 29 discos de estúdio. O primeiro, intitulado “A Pescaria” (1965). Já o último traz o nome da turnê que o artista apresentou em sua última passagem por BH, “O futuro pertence à… Jovem Guarda”, neste ano.

Com regularidade de lançamentos, o compositor soltou ainda cinco álbuns ao vivo.

Em quatro décadas, Erasmo Carlos chegou a lançar mais de um disco por ano e teve, durante toda trajetória, uma única pausa mais expressiva sem lançamentos. Ficou de 1996 a 2001 sem novos trabalhos nas prateleiras.

(*) Com informações do Estado de Minas