Manaus – Três dias após o senador Eduardo Braga (MDB) declarar apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, o vereador Sassá da Construção Civil (PT) afirmou que o apoio do PT, no Amazonas, a Braga ainda é incerto.
“O que a gente tem da (Executiva) nacional é que ainda não tem nada fechado com o Braga. O Lula só fecha com o Braga, no Amazonas, se a Simone Tebet desistir da candidatura dela a presidente”, afirmou ao Portal AM1, nesta quinta-feira (21).
A declaração, no entanto, vai contra as movimentações de Lula, que chegou a gravar um vídeo aprovando a candidatura do senador ao Governo do Estado do Amazonas. Eduardo Braga é líder do MDB no Senado e conseguiu fechar o apoio do partido a Lula em 11 estados, em reunião na última segunda-feira (18).
Leia mais: MDB de Braga e Lula selam apoio e deixam Simone Tebet à deriva: ‘justiça social’
Ainda segundo Sassá, o próprio ex-presidente Lula teria chegado a condicionar o apoio a Braga no Amazonas à retirada da candidatura de Tebet. O vereador já havia criticado o apoio do PT a Braga durante uma sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A reportagem conversou com o ex-senador João Pedro (PT), membro da legenda no Amazonas. Contrapondo Sassá, ele garantiu que a aliança está firmada. Segundo João, os membros do partido no estado que estão insatisfeitos “vão ter que entender”. “Vamos fazer campanha”, afirmou.
Leia mais: Eduardo Braga desafia rejeição do PT no AM e diz que prepara ‘aliança com Lula’
A reportagem tentou falar com o presidente municipal da sigla, Valdemir Santana, mas não obteve sucesso.
Racha no MDB
Apesar de Braga fechar o apoio de uma ala do MDB a Lula, a cúpula do partido ainda rechaça que vá retirar o nome da senadora Simone Tebet da corrida à presidência. Ainda na segunda-feira, o presidente nacional da legenda, Baleia Rossi (SP), afirmou que Tebet terá apoio nos 27 estados.
“Conversei há pouco com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato a presidente. Eles me garantiram que vão apoiar @simonetebetbr na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 estados”, escreveu nas redes sociais.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.