O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse, nesta terça-feira (7) ao AM1, que é favorável a toda e qualquer ação que venha diminuir os tributos no Brasil, porém, Omar disse que não basta reduzir o imposto, mas “é preciso verificar se os empresários donos dos postos de combustíveis irão repassar a diferença na bomba para os consumidores”.
O presidente da República pretende zerar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre diesel e gás de cozinha; reduzir o ICMS e zerar tributos federais sobre gasolina e etanol e compensar, ao menos em parte, os Estados pela perda de arrecadação.
“Na maioria das vezes, só quem é beneficiado com esse tipo de redução são os empresários, e não a população. Tem postos de combustíveis no interior do Amazonas que o óleo diesel está mais caro que a gasolina”, pontuou o senador, que afirmou ter a necessidade de fazer um planejamento mais eficaz e assegurar que o consumidor seja contemplado.
O senador Omar disse, ainda, que Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, são muito mais a favor dos empresários que do cidadão comum. Omar lembrou, novamente, o “golpe” que foi dado no Amazonas, quando Bolsonaro assinou o decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), retirando, com isso, a competitividade da Zona Franca de Manaus com os demais polos industriais do país.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.