MANAUS – Devido ao quociente eleitoral, a disputa pelas oito vagas do Amazonas na Câmara Federal está mais difícil nas eleições deste ano. Dentro de alguns partidos, os candidatos travam um verdadeiro duelo para conquistar as cadeiras que suas legendas podem vir a ter direito.
Ao Portal AM1, o analista político Afrânio Soares afirmou que apenas duas federações e cinco partidos têm chances reais de eleger deputados federais. Ele apontou alguns dos nomes que, segundo o histórico de votação, podem ser os eleitos de cada partido e federação.
A reportagem destaca que os apontamentos são apenas uma projeção, que pode se confirmar ou não no pleito.
Duelo de Titãs
No caso da Federação PT/PV/PCdoB, que tem grandes chances de conquistar uma vaga, o analista afirmou que o duelo pela cadeira está entre atual deputado federal, José Ricardo (PT), e a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). No entanto, ele acredita que o candidato petista tem mais chances.
No União Brasil, que pode conseguir eleger até dois deputados federais, o analista aponta que o atual deputado federal, Delegado Pablo e o deputado estadual, Saullo Vianna, têm grades chances de conquistar as vagas.
A legenda, contudo, tem outros nomes fortes como o ex-deputado Pauderney Avelino, o ex-secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, a ex-delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, e o atual deputado estadual, Fausto Jr.
No partido Republicanos, que pode vir a conseguir até duas vagas, o duelo está entre o atual deputado federal Silas Câmara, e o ex-prefeito de Coari, Adail Filho. Outros nomes, como o do vereador João Carlos, também pretendem conquistar uma cadeira.
No PSD, a disputa acirrada está entre os deputados federais Marcelo Ramos, Átila Lins e Sidney Leite. Segundo os cálculos do analista, a legenda só consegue eleger um deputado de forma direta. Uma segunda cadeira pode ser conquistada com maior dificuldade, pelas vagas das sobras.
Leia mais: Quociente eleitoral pode deixar Átila, Marcelo ou Sidney fora da Câmara na disputa de vagas do PSD
No PL, a disputa pela única vaga que o partido pode vir a conseguir se acha entre o atual deputado federal Capitão Alberto Neto e o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento. Alberto Neto, todavia, sai na frente por já estar com um mandato.
O analista afirma que o partido Avante, presidido pelo prefeito David Almeida, tem chances de conquistar uma das vagas das chamadas sobras – vagas não preenchidas pelo sistema proporcional. Na disputa para ocupar essa vaga aparecem os vereadores David Reis, Marcel Alexandre e Marcelo Serafim, além do ex-deputado Hissa Abrahão.
Já a Federação PSDB/Cidadania tem o vereador Amom Mandel como um dos candidatos que mais tem chances de se eleger. Segundo Afrânio, ele pode conseguir uma das vagas da sobra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.