Manaus (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), sugeriu à Prefeitura de Manaus a criação de um comitê municipal permanente de crise para responder antecipadamente aos desastres climáticos na cidade.
De acordo com requerimento 3.898/2024, que foi encaminhado ao prefeito David Almeida (Avante), a capital amazonense necessita de um planejamento contínuo e preventivo, uma vez que as crises climáticas, como as intensas secas e cheias dos últimos dois anos, têm se tornado mais frequentes e impactantes.
Ele ressaltou que, atualmente, a prefeitura organiza comitês de crise temporários, mas defendeu que a cidade precisa de um esforço mais estruturado e de longo prazo.
“Manaus precisa de um trabalho coordenado e com equipes que atuem permanentemente, pois esses eventos extremos ocorrerão com mais frequência e nossa população precisa estar mais assistida”, explicou.
Segundo o parlamentar, eventos climáticos extremos têm gerado impactos significativos na infraestrutura urbana, economia, segurança e saúde da população, exigindo uma resposta coordenada.
Dessa forma, o comitê seria responsável por monitorar, prever e mitigar os efeitos das crises climáticas na capital e na Região Metropolitana, envolvendo diversos órgãos municipais, estaduais e federais.
LEIA MAIS:
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.