Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Brasil

Cheias no Acre atingem mais de 130 mil pessoas

Entre as cidades mais atingidas estão: Rio Branco(capital), Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Sena Madureira

Cheias no Acre atingem mais de 130 mil pessoas

(Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Devido à cheia dos rios, o estado do Acre já registra quase 130 mil pessoas afetadas na capital e no interior do estado. Centenas de famílias e moradores foram levados para abrigos montados nos últimos dias.

Entre as cidades mais atingidas estão: Rio Branco(capital), Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

Situação de emergência

Após a enxurrada, mais de 40 bairros foram atingidos por águas de igarapés desde a terça-feira(9). A situação foi declarada como emergência na capital Rio Branco, de acordo com a prefeitura. Mais de 100mm caíram na região em um período de 48h.

Leia também: Tragédia de Mariana: MP de Minas Gerais rejeita contas de fundação

Situação do Rio Acre

Até o momento, a cota máxima do Rio Acre, em Rio Branco, foi de 15,85m(considerando que a cheia ainda está em andamento e há possibilidade do rio subir novamente). Essa cota máxima já foi superada em outras treze ocasiões de acordo com o histórico. A última vez que o rio Acre ultrapassou a cota em Rio Branco foi em março de 2015, quando o rio atingiu a cota histórica de 18,35 metros. O histórico de registro vem de 1967.

A cota do Rio Acre hoje em Rio Branco é de 15,60 metros. A previsão do Serviço Geológico do Brasil neste domingo é que o rio baixe um pouco até o nível de 15,34m, e para os próximos dias, a tendência é que o rio permaneça acima do nível de inundação, possivelmente durante toda a próxima semana, em lenta recessão, prolongando o transtorno para as famílias.

Tempo instável

A semana vai seguir com tempo instável no estado. Ainda há expectativa de chuva em todos os dias e com potencial para vir em forma de temporal em vários momentos. Cerca de 70mm ainda devem cair no estado até o dia 25 de fevereiro.

 

*Com informações do Terra