Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Chuva causa 16 ocorrências entre tombamentos e erosão em Manaus

De acordo com a Semseg, a zona Norte foi a área mais afetada durante a chuva, concentrando oito das 16 ocorrências.

Chuva causa 16 ocorrências entre tombamentos e erosão em Manaus

Desabamento (Foto: Divulgação /IMMU)

Manaus (AM) – A chuva que caiu nessa segunda-feira (27) em Manaus provocou prejuízos à população, principalmente na zona Norte, área mais afetada, de acordo com a Prefeitura de Manaus.

Durante a segunda-feira, as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estiveram nas ruas para atender as 16 ocorrências registradas ao longo do dia.

De acordo com a Semseg, as ocorrências, entre tombamentos, destelhamento, desabamento e deslizamento foram registradas pelo Canal 199, sendo:

  • 5 ocorrências de tombamento;
  • 2 ocorrências de destelhamento;
  • 2 de risco de desabamento;
  • 1 ocorrência de desabamento;
  • 1 de deslizamento;
  • 1 de risco de deslizar;
  • 1 situação envolvendo bueiro;
  • 1 de erosão;
  • 1 de rachaduras;
  • e uma solicitação de vistoria.

Somente na zona Norte sucederam oito ocorrências.

Das ocorrências de tombamento, três foram registradas na zona Norte: nos bairros Monte das Oliveiras, Santa Etelvina e Colônia Santo Antônio. As outras duas foram registradas nos bairros Redenção e Coroado, zona Centro-Oeste e zona Leste, respectivamente.

As ocorrências de destelhamento aconteceram nos seguintes bairros: Monte das Oliveiras, Nova Cidade, ambos localizados na zona Norte. Já as de risco de desabamento ocorreram no bairro Educandos, zona Sul, e no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

A situação de desabamento ocorreu na segunda etapa do bairro Distrito Industrial; a ocorrência de deslizamento no bairro Santo Agostinho, zona Oeste, a de risco de deslizamento no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, e a situação que envolve bueiro no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte.

Além de uma ocorrência de erosão, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; uma de rachaduras, na Vila da Prata, zona Oeste, e uma solicitação de vistoria, no Monte das Oliveiras, zona Norte.

De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Sepdec, a média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 14,2 milímetros. Conforme a GEA, a pluviometria por zona, na capital, até às 18h, foi de: Norte (26,2 milímetros), Leste (9 milímetros), Sul e Oeste (5 milímetros).

LEIA MAIS: