Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Ciro Nogueira deixa o Senado pela Casa Civil e deixa a mãe em seu lugar

Embora o senador e a mãe venham de uma família com tradição na política, Eliane Nogueira nunca foi parlamentar antes

Ciro Nogueira deixa o Senado pela Casa Civil e deixa a mãe em seu lugar

Foto: Reprodução

Brasília/DF – Com a nomeação do senador Ciro Nogueira (PP) para o Ministério da Casa Civil, no governo de Jair Bolsonaro (sem partido), oficializada nessa quinta-feira (22), quem assumirá o lugar do parlamentar no Congresso Nacional será sua própria mãe, Eliane Nogueira, a primeira suplente de seu mandato.

Ciro Nogueira é presidente do PP, legenda considerada do Centrão, e foi convidado por Bolsonaro para assumir a pasta. Embora o senador e a mãe venham de uma família com tradição na política, Eliane Nogueira nunca foi parlamentar antes. Este será primeiro cargo na política.

O caso trouxe à tona o debate sobre famílias e parentes nos mesmos cargos públicos e, ainda, como essa questão prejudica a população. Segundo o advogado e cientista político Carlos Santiago, a mãe de Ciro assumir seu posto demonstra que os políticos atuam em benefício próprio.

Leia mais: Bolsonaro confirma que Ciro Nogueira irá assumir Casa Civil

“Quando o senador Ciro Nogueira tem sua mãe como suplente, assumindo uma cadeira do senado federal sem nenhum voto, é a demonstração clara que no Brasil a política é feita, na maioria das ações, com objetivo particular, deixando em segundo plano o interesse da coletividade”, disse.

Ainda de acordo com o especialista, apesar de existirem medidas para evitar fraudes e esquemas no meio político, como a Lei da Ficha Limpa e a Lei da Improbidade, deputados e senadores têm agido para mudar as regras.

“O Congresso Nacional tem agido para mudar a Lei da Ficha Limpa, a Lei da Improbidade e para aumentar o valor do fundo eleitoral de campanha. Tudo para manter a atual prática política […] É preciso uma reforma política que acabe com esses abusos. É preciso ainda de um eleitor consciente para votar contra os velhos caciques e práticas que tanto fazem mal ao País”, finalizou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.