Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Clínicas serão investigadas por ‘descarte’ irregular de cadáveres de animais

As denúncias sobre os procedimentos inapropriados serão apuradas pelo Ministério Público do Amazonas

Clínicas serão investigadas por ‘descarte’ irregular de cadáveres de animais

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) publicou, nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial, um inquérito civil para apurar denúncias de descarte irregular de cadáver animal, realizado por três clínicas veterinárias de Manaus.

A ação foi motivada após notícias veiculadas pela imprensa e investigações policiais sobre os procedimentos inapropriados.

A publicação do órgão ministerial cita os estabelecimentos Centro Médico Veterinário, Arca de Nóe e Bicharada Pet, sobre as condições de funcionamento e de gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde animal inadequado.

A denúncia foi recebida pela 18ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, e será apurada pelo promotor Francisco Arguelles.

Clique aqui e leia o despacho no Diário Oficial do MPE-AM

Com base na Lei Estadual nº 170/2013 é vedada a eliminação de cães e de gatos pelos estabelecimentos canis, e para acompanhar e fiscalizar a implementação das políticas públicas voltadas a tornar efetiva as determinações da Lei Municipal nº 1.590/2011, o inquérito aberto irá trabalhar com base nas informações do Procedimento Administrativo de nº 004.2018.000298.

O outro lado

O Amazonas1 tentou contato por telefone com os estabelecimentos Centro Médico Veterinário (92) 3625-4403, Arca de Nóe (92) 3236-1515 e Bicharada Pet (92) 3641-1124, para informações sobre os procedentes intimados, mas nenhum dos contatos foram atendidos até a publicação desta matéria.

O Amazonas1 publicará a resposta das empresas tão logo elas sejam enviadas.