A Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) irá promover neste mês de julho diversas ações em homenagem ao Dia do Agricultor, que é comemorado no dia 27 de julho. Representante da Comissão de Agricultura na Casa, vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB) e outros vereadores além de representantes do Instinto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (IDAM) e lideranças das comunidades rurais do município vão participar das ações.
Entre as atividades programadas estão um almoço fornecido pelo projeto Cozinha Comunitária da Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH) com alimentos doados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) será oferecido a mais de 200 membros das comunidades rurais. “Estamos articulando com várias entidades para aproximar os produtores de diversas localidades e ao mesmo tempo comemorar essa data, valorizando o homem do campo”, sinaliza Gedeão Amorim.
O evento também terá transporte gratuito de ida e volta aos convidados com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), atividades recreativas organizadas por estudantes de pedagogia da Universidade Nilton Lins e atrações artísticas do município que ainda não foram confirmadas. “Também foi programado um sorteio de brindes cedidos pelos vários setores envolvidos”, destaca Gedeão. Órgãos como o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) também se farão presentes na realização do dia.
A Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB – AM), através do doutor Renato Pinto, presidente da Comissão de Apoio Rural estão apoiando o evento com os materiais necessários para a realização e no dia com estandes oferecendo orientações jurídicas aos participantes. “Através das nossas comissões, pretendemos dar apoio ao homem do campo e as mulheres também, com um estande para atendimento jurídicos e outro para a conscientização sobre a violência domestica e os direitos das mulheres”, afirma o advogado.
O vereador Gedeão Amorim, que tem apresentado alguns projetos de lei e indicações relativas ao meio rural, acredita que a realização do evento, também é uma forma de mobilizar o homem do campo para ações em conjunto. “Diante da crise que vivemos, a importância do meio rural e das atividades produzidas nele são essenciais para a sobrevivência da sociedade. Mas as comunidades precisam se organizar e se articular para que possam adquirir espaço na sociedade e ocupar seu lugar de destaque por direito. Nossa intenção é contribuir para essa realização”, salienta o parlamentar.
Marciley da Silva, secretario geral do Sindicato Geral dos Trabalhadores Rurais, tem se mostrado animado e confiante para a realização do evento. “Todo o apoio que estamos recebendo da CMM, através da pessoa do vereador Gedeão Amorim, nos deu animo para a organização e realização do evento”, declara.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.