Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Colunas

Redes sociais influenciam voto de 45% da população

A principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo levantamento do Instituto DataSenado

Redes sociais influenciam voto de 45% da população

Pesquisa do instituto DataSenado aponta que as redes sociais foram decisivas nas eleições de 2018 e influenciam a opinião do eleitor. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos nas eleições de 2018. Quase metade dos entrevistados (45%) afirmaram ter decidido o voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo o levantamento. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar essa rede social para se informar. Os dados são da pesquisa nacional Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade na Internet, realizada pelo DataSenado em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O estudo, divulgado nesta semana, também abordou a privacidade de dados na internet e o comportamento dos brasileiros em relação às notícias falsas. Os resultados indicam que 80% acreditam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas.

PPP/Manaus 1

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram o projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, que altera o Programa de Parcerias Público Privadas de Manaus (PPP/Manaus). O projeto foi encaminhado para sanção do prefeito.

PPP/Manaus 2

A principal alteração estabelece que o montante das disponibilidades Fundo Municipal Garantidor dos Projetos de Parceria Público Privadas não poderá ser inferior ao valor de uma parcela da contraprestação das PPPs.

Garimpos

A procuradora da República Michèle Diz Y Gil Corbi instaurou inquérito civil para Investigar o procedimento adotado pelo DNMP na concessão de permissões para exploração de garimpos no Rio Madeira, em relação aos prazos de validade e vigência.

Prevenção

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei que cria a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Violência e ao Abuso Infantil. Segundo o autor, deputado estadual Fausto Jr., o objetivo é mobilizar escolas públicas e particulares da capital contra esses crimes.

 

(*) Com informações do Grupo Diário 

 

(*) Esse conteúdo é publicado simultaneamente na Coluna Claro&Escuro do Portal D24am e do Jornal Diário do Amazonas