Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Com 1.177 casos de covid-19, MP manda prefeito suspender festas em Anamã

Além das festas de fim de ano, Chico do Belo, que foi reeleito nas eleições deste ano, está impedido de realizar a sua cerimônia de posse em Anamã

Com 1.177 casos de covid-19, MP manda prefeito suspender festas em Anamã

Foto: Reprodução/Facebook

Com 1.177 casos de covid-19 no município de Anamã, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) recomendou ao prefeito da cidade, Francisco Nunes Bastos, o “Chico do Belo”, que suspenda a realização das festas de fim de ano para combater avanço do novo coronavírus.

Leia mais: Justiça proíbe Chico do Belo de cobrar tarifa de água em Anamã

A proibição deve durar do dia 28 de dezembro até o próximo dia 11 de janeiro de 2021.

Além das festas de fim de ano, Chico do Belo, que foi reeleito nas eleições municipais deste ano, está impedido de realizar a sua cerimônia de posse como Chefe do Executivo, a posse do vice-prefeito e dos vereadores eleitos em Anamã.

De acordo com a recomendação, que está assinada pelo promotor de Justiça Kepler Antony Neto, se essas festas e eventos forem mantidos, poderá ocorrer “uma tragédia, em termos sanitários e de saúde pública, para o município”.

A medida também atinge a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Enedina Gonçalves de Matos. Ela deverá intensificar as campanhas para conscientizar a população sobre isolamento social, que tem como objetivo evitar transmissão da covid-19.

Chico do Belo e Enedina Gonçalves de Matos têm 24 horas para atender a recomendação do Ministério Público do Amazonas.

Aumento de casos

Para a recomendação, Kepler Antony Neto levou em consideração fatores como o aumento nos casos de covid-19 em Anamã, que até segunda-feira (28), registrou total de 1.156 pessoas infectadas e 1 óbito pela doença.

Leia mais: Grupo Samel alerta para segunda onda da covid-19 em Manaus e culpa Arthur Neto por ter fechado hospital de campanha

Esse número, no entanto, já aumentou. Conforme dados dessa terça-feira (29), o município possui total de 1.177 casos de covid-19.

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), do último dia 23 de dezembro, revelam que existe, atualmente, uma nítida curva ascendente e acelerada de contaminação do vírus. Além disso, a cidade foi o 10º município a apresentar maior incidência de coronavírus nos últimos 14 dias em todo o estado do Amazonas.

Leia mais: Amazonas registra 1.447 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

O promotor levou em consideração, ainda, que Anamã não possui nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de casos mais graves do coronavírus.

Esse aumento nos números, segundo o documento, ocorre justamente devido à flexibilização das regras de distanciamento e, principalmente, por conta da realização de eventos sociais que atraiam grande aglomeração de pessoas.

Leia mais: Wilson Lima publica decreto com novo horário de funcionamento do comércio

Na recomendação, Kepler Antony Neto relembrou o decreto estadual que restringe as atividades do comércio de 28 de dezembro até 11 de janeiro, além da proibição de reuniões, cerimônias e festas de fim de ano.

Aglomeração nas eleições

No período eleitoral, inclusive, Chico do Belo chegou a promover aglomeração no município durante atividades de campanha da sua chapa.

Em outubro, o prefeito publicou diversas fotos em suas redes sociais, de pessoas aglomeradas em diferentes locais, participando de atos da sua campanha. Na legenda da publicação, Chico do Belo chega a ironizar: “quem estava com saudade desse tipo de aglomeração?”.

Leia mais: Chico do Belo e Tico Braz desrespeitam juíza e causam aglomeração com carreata e passeata

Dias antes, no mesmo mês, a juíza Scarlet Braga e o mesmo promotor que assina a recomendação realizaram reunião com os representantes dos partidos que concorreram às eleições neste ano, para determinar a proibição de “atos que podem gerar grande aglomeração” em meio à “pandemia causada pelo coronavírus”.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Recomendacao-14-ao-prefeito-1.pdf” title=”Recomendacao 14 ao prefeito (1)”]