Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Wilson Lima publica decreto com novo horário de funcionamento do comércio

Novo decreto prevê que estabelecimentos de serviços não essenciais deverão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h; medida passa a valer a partir de hoje

Wilson Lima publica decreto com novo horário de funcionamento do comércio

Foto: arquivo AM1

O Governo do Estado do Amazonas publicou, nesta segunda-feira (28), um novo decreto para restrição das atividades do comércio no estado, com o objetivo de conter a pandemia do coronavírus, uma vez que os casos registrados vêm apresentando crescimento nos últimos dias.

Na última quarta-feira (23), Wilson Lima havia anunciado fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais, o que gerou revolta a alguns empresários locais. Dias depois, diversos comerciantes realizaram protestos contra o decreto governamental.

Leia mais: SSP inicia fiscalização do Decreto governamental no centro de Manaus

Após reunião entre representantes do setor e o governador Wilson Lima, foram definidas novas medidas de restrição do comércio no Amazonas, entre elas, estão novos dias e horários de funcionamento dos estabelecimentos.

O decreto nº 43.236  prevê que os locais que oferecem serviços não essenciais deverão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h, respeitando os protocolos de segurança. Aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos comerciais deverão funcionar exclusivamente na modalidade delivery.

Leia mais: Lojistas reclamam do fechamento do comércio e pedem mudança no decreto do governo

A medida passa a valer a partir desta segunda-feira e seguirá até o próximo dia 28 de janeiro.

Pelo decreto, os estabelecimentos também se comprometem a adotar medidas de distanciamento físico, higiene pessoal, sanitização de ambiente, comunicação e monitoramento.

O não cumprimento das medidas pode implicar sanções previstas em lei, como advertência, multa diária de até R$ 50 mil e interdição do local.

Funcionamento

Ficam autorizados a funcionar, nesse período, limitado a 08 horas diárias, não ultrapassando as 22 horas, respeitado o limite máximo de 50% de sua capacidade, os seguintes estabelecimentos:

I – restaurantes e lanchonetes;

II – bares, registrados como restaurante, na classificação secundária da CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ficando seu funcionamento restrito à modalidade de restaurante;

III – flutuantes (registrados como restaurante) , na classificação principal da CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ficando seu funcionamento restrito à modalidade de restaurante.

O funcionamento das lojas de conveniência e estabelecimentos similares também será de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 08h às 16h, e, após as 16h até as 22h, exclusivamente, como drive-thru, delivery e coleta.

Os Shoppings Centers ficam autorizados a funcionar, incluindo todos os seus estabelecimentos, de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h, respeitado o limite de 50% de sua capacidade.

Aos sábados, domingos e feriados, os shopping centers poderão funcionar, exclusivamente, como pontos de coleta de compras eletrônicas em seus estacionamentos, em formato de guichês, nunca superiores a dois metros quadrados de área.