Manaus, 22 de março de 2025
×
Manaus, 22 de março de 2025

Cenário

Com David, Braga busca popularidade para tentar suavizar rejeição na capital amazonense

Braga tenta reconstruir sua imagem em Manaus usando aparições públicas como estratégia eleitoral. Apesar da entrega, analistas apontam que sua baixa popularidade ainda é um obstáculo para a reeleição em 2026.

Com David, Braga busca popularidade para tentar suavizar rejeição na capital amazonense

(Foto: Reprodução/Redes Sociais Eduardo Braga)

Manaus (AM) – Em ano pré-eleitoral, as articulações para as Eleições Gerais de 2026 já estão a todo vapor, com anúncios de possíveis candidaturas, negociações políticas em andamento e estratégias para a reconstrução de imagens públicas. Entre essas movimentações, está a possível candidatura à reeleição do senador Eduardo Braga (MDB), que busca ampliar sua popularidade em Manaus, conforme apontam analistas políticos.

Com as Eleições Gerais de 2026 se aproximando, as articulações para o pleito já começaram, e uma simples publicação, na qual o senador interage com populares, pode sinalizar uma estratégia para ampliar sua base de apoio em Manaus – município onde o político enfrenta grande rejeição.

Ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o senador Eduardo Braga visitou o Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste da capital, na última quarta-feira (5), para tentar aumentar sua popularidade em ano pré-eleitoral no cenário político do Amazonas.

 

David Almeida e Eduardo Braga, em meio a uma agenda cheia de compromissos, visitaram obras de conjuntos habitacionais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o dia.

À noite, resolveram passear na Faixa Liberada, um espaço de lazer entre os moradores de Manaus.

O vídeo, compartilhado de forma colaborativa pelo prefeito e pelo senador, mostra ambos interagindo com os moradores da capital amazonense e caminhando ao lado de suas famílias.

Ao Portal AM1, analista político Afrânio Soares entende que essa ação de conversar com a população de forma mais “despojada” e acessível é parte da pré-campanha de Braga para 2026.

“Eu imagino que sim. Esse movimento não só pode, como de fato deve ser interpretado dessa forma, como um passo para o senador viabilizar sua reeleição”, explicou o analista Afrânio Soares.

Baixa popularidade

A baixa popularidade de Braga em Manaus pode ser atribuída ao desempenho fraco nas eleições para o Governo do Amazonas, em 2022 e 2014. No 1º turno, nas Eleições Gerais de 2022, Eduardo Braga ficou em 4º lugar na capital, com 13,22% dos votos, atrás do governador reeleito Wilson Lima (União Brasil), Amazonino Mendes e Ricardo Nicolau. Seu apoio no interior do Amazonas, embora tenha sido decisivo para levá-lo ao segundo turno, não foi suficiente para garantir sua vitória no pleito.

Em outro momento, apesar de ter sido eleito para o Senado em 2018, Eduardo Braga também não conseguiu vencer as Eleições Suplementares de 2017 como candidato ao governo.

Naquele pleito, Amazonino Mendes saiu vitorioso, conquistando a vitória em todas as 13 zonas eleitorais de Manaus no segundo turno.

Para as Eleições de 2026, Afrânio Soares explica que, naturalmente, a tendência é que Braga busque sua reeleição ao Senado.

Nesse contexto, ele [Braga] tem se articulado com prefeitos do interior do Amazonas, fortalecendo sua base e “preparando o terreno” para a candidatura.

“Certamente, o senador Eduardo Braga será candidato à reeleição. Primeiro, porque é um caminho viável, uma vez que ele tem força no interior. O maior problema, no entanto, é sua baixa popularidade e alta rejeição em Manaus”, evidenciou o analista político.

À reportagem, o analista político Afrânio Soares explicou que a popularidade de Braga pode ter registrado uma melhora devido à aproximação com o prefeito David Almeida, especialmente após a reeleição deste último pleito.

“Apesar disso, vejo que ele tem saneado parte dessa rejeição desde a última eleição, quando apoiou a reeleição do prefeito David Almeida, que também deve trabalhar por ele nesta eleição em Manaus”, completou.

Reação natural

A análise do cientista político Helso Ribeiro segue essa mesma linha, apontando que a movimentação de Eduardo Braga é uma reação natural para manter sua base política.

Segundo Ribeiro, o senador precisa consolidar suas alianças, já que prefeitos do interior também são alvo de articulações de outros grupos políticos.

“É natural que, até para manter a base dele – porque esses prefeitos também são sondados por outros políticos –, ele mantenha contato com esses prefeitos. Então, esse é o ponto 1. Acho que o MDB elegeu 12 ou 13 prefeitos. Vejo que, provavelmente, ele deve ser candidato ao Senado. É o que as articulações estão mostrando”, afirmou Ribeiro ao Portal AM1.

Questionado sobre a estratégia de tentar se aproximar da população de Manaus para reduzir sua baixa popularidade, o analista relembrou a eleição para o Senado na qual Eduardo Braga foi eleito.

Naquela ocasião, Luiz Castro (PDT) obteve 258.338 votos a mais que o senador na capital amazonense, onde Braga conquistou apenas 200.004 eleitores.

“Você lembra que, há oito ou sete anos, quando ele foi candidato ao Senado e ficou com uma das duas vagas, teve uma votação não tão expressiva aqui em Manaus. Na capital, ele foi largamente superado pelo Luiz Castro. Além disso, há uma ‘pecha’ [imperfeição] colada no senador Eduardo Braga de que ele é carrancudo, não muito simpático e tal. Isso é uma questão de marketing. Então, a ideia de postar um vídeo conversando pode ser uma estratégia para transmitir uma imagem de popularidade e simpatia”, analisou Ribeiro.

 

LEIA MAIS: