Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Com investimentos do Governo do AM, Cetam ganha infraestrutura moderna

Centro de Educação passou por mudanças fundamentais para a oferta de espaços elaborados

Com investimentos do Governo do AM, Cetam ganha infraestrutura moderna

(Foto: Divulgação/ Cetam)

MANAUS – Nos dois últimos anos, o Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), investiu forte na infraestrutura. Entregou unidades novas, reestruturou e ampliou as existentes, tudo para proporcionar ambientes apropriados de aprendizagem para todos os atores do processo educacional.

O investimento na arquitetura da aprendizagem é fundamental para a oferta de espaços elaborados para criação de experiências mais eficientes, eficazes e empáticas, garantindo uma melhor assimilação dos conhecimentos.

(Foto: Divulgação/Cetam)

O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, ressalta e explica que esse investimento faz parte do planejamento estratégico da autarquia.

“A questão da infraestrutura é muito importante porque a arquitetura de um espaço de aprendizagem diz muito do que a gente espera do aluno. Se o espaço é precário, a educação oferecida será precária. Então precisamos oferecer condições para o aluno desenvolver suas potencialidades e sair um profissional preparado para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Unidades entregues

Como resultados do investimento, em abril de 2022 foi inaugurada a primeira unidade própria do Alto Solimões, no município de Benjamin Constant.

A obra, que iniciou há quase dez anos e sofreu diversas paralisações, foi retomada e finalizada na gestão do governador Wilson Lima.

O novo complexo educacional tem uma área construída de 1.425,53 m2 (metros quadrados) e capacidade para ofertar 1.280 vagas por ano.

A unidade oferta hoje cinco cursos técnicos para os moradores do município: Enfermagem, Geoprocessamento, Tradução e Interpretação de Libras, Manutenção e Suporte de Informática e Segurança do Trabalho.

Também atende cursos de Qualificação Profissional de curta duração.

Uma inovação na escola é a sala multiuso. Um espaço compartilhado por mais de um curso.

Nesse ambiente inovador o Cetam montou estrutura para que cursos do segmento de beleza, artesanato, gastronomia e corte e costura possam ser aplicados.

A unidade também conta com outras cinco salas de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca e o espaço administrativo.

Galileia

Antes de Benjamin Constant, o Cetam entregou a maior unidade de educação profissional e tecnológica do Amazonas, localizada no bairro Galileia e inaugurada em 2021. Sendo também a primeira da Zona Norte da cidade.

A escola possui 3.555,12m² de área construída, seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto.

A unidade tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, em 43 diferentes cursos gratuitos.

IBC

O Instituto Benjamin Constant, unidade voltada para os cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), ganhou a primeira Sala Maker da rede pública estadual e três laboratórios voltados para o segmento de Inovação. Todo esse investimento na unidade visa ofertar cursos voltados para a indústria 4.0, alinhados com a necessidade de mão de obra qualificada para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

Aníbal Beça

A Zona Leste de Manaus também será atendida pelo Cetam com a reinauguração do Centro Cultural Aníbal Beça, até o fim de novembro.

A escola tem a capacidade de atender 5.400 alunos por ano, divididos em três turnos.

A unidade vai atender à comunidade daquela região de Manaus com cursos técnicos e de qualificação técnica distribuídos em 15 novos espaços, entre eles uma sala maker, sala de música, sala de dança, biblioteca de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O Centro Cultural vai ofertar cursos de gastronomia, imagem pessoal e esmalteria, embelezamento (barbearia e salão de beleza), produção cultural e design, massoterapia, produção do vestuário, informática, hidráulica e pneumática e robótica, entre outros.

Bibliotecas

O Cetam também equipou todas as novas unidades com bibliotecas modernas que seguem um novo padrão de arquitetura. Esse modelo adotado nas unidades do Galileia e Benjamin Constant foi expandido para as unidades do interior e também as demais da capital, para ofertar qualidade ao aprendizado.

Além do espaço físico otimizado e moderno, o Cetam também investiu no acervo e adquiriu cerca de 90 mil livros para a atender os cursos técnicos e de qualificação técnica.

“Cumprimos um requisito legal com a aquisição de títulos voltados para as especialidades técnicas, valorizando a aprendizagem dos alunos”, destacou o presidente do Cetam.

(*) Com informaçoes da assessoria