Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Com menos doses, Manaus vacina mais do que todos os municípios do Amazonas

Levantamento feito com base nas informações do Portal da Transparência da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) comprova a eficiência do trabalho realizado pela prefeitura

Com menos doses, Manaus vacina mais do que todos os municípios do Amazonas

Foto: Luiz Lima Jr./Fotoarena/Estadão

MANAUS- AM Um levantamento feito com base nas informações do Portal da Transparência da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) comprova a eficiência do trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, que apesar de ter recebido menos doses do imunizante contra Covid-19, já vacinou mais do que todos os outros municípios do Amazonas juntos.

Além disso, percentualmente, a capital do Estado está próxima de atingir 77% de aplicação em relação às doses enviadas pelo governo federal.

De acordo com os números publicados no site http://www.fvs.am.gov.br/transparenciacovid19, a Prefeitura de Manaus recebeu 463.392 doses da vacina contra o novo coronavírus. Desse total, quase 77% já foram aplicadas na população.

Leia mais: Prefeitura de Manaus oferece 50 vagas para palestra sobre Marketing Pessoal

Segundo o vacinômetro administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), nesta quarta-feira, 14/4, Manaus já ultrapassou a marca das 360 mil doses aplicadas. Em comparação com o restante do Estado, o ritmo de vacinação da capital é bem superior. Até a última terça-feira, 13/4, 701.603 doses foram distribuídas pelo Governo do Amazonas aos demais municípios do interior, sendo que apenas 43% já tinham sido aplicadas na população. O percentual representa pouco mais de 302 mil doses.

Leia mais: Saiba por que a Dinamarca desistiu de usar a vacina da AstraZeneca

Líder em percentual de vacinação entre as capitais nos primeiros meses da campanha e uma das primeiras cidades a atingir as metas de vacinação entre profissionais de saúde e idosos, Manaus é considerada referência em vacinação pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e nesta semana a Semsa iniciou a vacinação de pessoas abaixo de 60 anos com todas as comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Essas informações são boas para entendermos a vacinação no estado. Embora Manaus tenha recebido quase 250.000 doses a menos do que o interior, vacinamos 50.000 pessoas a mais. Muitas das doses que estão estocadas são D2 (segundas doses) e não podem ser usadas nesse momento. Esses números deixam claro que Manaus avança e avança muito em relação a vacinação”, comenta o líder do prefeito na Câmara de Manaus, vereador Marcelo Serafim (PSB).

(*) Com informações da assessoria