Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Comando da Seduc pode estar entre Luís Fabian e Luiz Castro

Comando da Seduc pode estar entre Luís Fabian e Luiz Castro

Com um orçamento de R$ 2,2 bilhões para 2019, a gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é avaliada nesta semana pela equipe de transição do governador eleito Wilson Lima (PSC), informaram assessores próximos ao novo chefe do Executivo.    

Luís Fabian e Luiz Castro: estão entre os cotados para assumir a gestão da Educação no Amazonas (Reprodução)

Nas reuniões do grupo, foram cogitados os nomes do ex-secretário executivo de Finanças da pasta, Luís Fabian Pereira, que também já foi subsecretário municipal de Educação, em Manaus, na Semed, além do deputado estadual Luiz Castro (REDE), que por pouco não ficou com uma das duas vagas ao Senado pelo Amazonas, nas eleições deste ano, com 581.553 votos.

Por ter mais experiência no segmento de ensino, inclusive, atuando no setor privado, em instituições do Amazonas e de outros estados da Região Norte, Fabian é o mais cotado para a função, apontaram os assessores do novo governo que acompanham a transição.

Apesar de já ter sido professor no município onde foi prefeito, Envira (a 1.206 quilômetros de Manaus), Luiz Castro tem sua atuação mais voltada à produção rural e a temas ligados aos Direitos Humanos.  No governo de Eduardo Braga (2003-2011), o deputado ficou um período à frente da Secretaria de Produção Rural (Sepror). Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o parlamentar tem como bandeiras o atendimento público em Saúde, o combate à corrupção, além da repressão à exploração sexual de crianças e adolescentes.