Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Comida Di Buteco revela Campeão do Concurso de 2019; confira

Inspirado no popular quitute baiano, o boteco criou o prato “Acarajé Amazônico”

Comida Di Buteco revela Campeão do Concurso de 2019; confira

A cidade de Manaus conheceu na noite dessa quarta-feira,5, o campeão da 20° edição do Comida di Buteco. O evento de premiação aconteceu no Les Artistes Café Teatro (avenida Sete de Setembro, Centro), com a presença dos dos 16 participantes dos bares e butecos, além dos jurados e convidados. A disputa iniciou no dia 12 de abril e seguiu até o dia 5 de maio, simultaneamente, em 21 cidades do país.

16 bares participaram concorreram ao prêmio (Divulgação)

Com o tema “Petiscos inovadores a R$20”, os bares e botecos participantes tiveram oportunidade de se reinventar e apresentar um prato inovador para os clientes e jurados, os quais avaliavam os itens: comida, atendimento, limpeza e temperatura da bebida. O peso do júri e do público na apuração foi de 50% cada. Com democracia, diversão e muito paladar foi eleito o melhor “buteco” de cada cidade e posteriormente será o melhor do país.

Durante a fala de abertura da premiação, o coordenador do Comida di Buteco em Manaus, Elmo Santos, cumprimentou os 16 participantes e destacou a importância do evento. “Parabenizamos a todos os participantes que, sem dúvidas, desempenharam um ótimo trabalho com criatividade e inovação na concepção dos pratos. Além de representarem uma parte da história da cultura, por meio da gastronomia regional”, afirmou Elmo.

Na capital amazonense, o campeão da 20ª edição do Comida di Buteco foi o Tambaqui no Ponto, que concorreu com o prato “Acarajé Amazônico”, inspirado no popular quitute baiano, que ganhou uma versão com massa de tambaqui e camarões frescos. Em 2018, o estabelecimento ficou em 3º colocado com o petisco Camarão com Crosta de Aviú.

Na classificação geral, em 2º lugar ficou o Quiosque Beer, que apresentou o “Quánana”, chips de banana cobertos com filé de pato desfiado acrescido de jambu e regado com calda de laranja. Em 2018, o estabelecimento alcançou o tricampeonato com o “Pira-Punha”, uma cumbuquinha de pupunha em formato de um olho, que remete ao fruto do guaraná, recheado com pirarucu, acompanhado de creme de guaraná em pó e molho de pimenta jiquitaia.

E o 3º lugar ficou com Espetus du Manu, que concorreu com espetinhos de pirarucu, folhas de cariru, pimentão e queijo coalho, empanados com farinha panko e uarini fritos. Servidos com banana pacovã frita, molho de camarão e farofa especial.

Mais reconhecimento

Além disso, também estavam concorrendo ao prêmio “Melhor Petisco Perdigão 2019”, cujo ganhador também foi Espetus du Manu, que preparou o prato de calabresa perdigão fininha com um molho e queijo pasteurizado. Ele ganhou um cheque no valor de hum mil reais.

Outro prêmio foi o da categoria “Homenagens espontâneas para os 20 anos do Comida di Buteco”, que ficou com o estreante Churrasquinho do Wilson, o qual em 2019 completa 20 anos de carreira e para concorrer criou uniformes e atendimento personalizados.

Em Manaus, participaram do concurso: Bambu Bar, Borogodó, Boteco do Nunes, Botteco Videokê, Buteco do Parque 10, Casa do Pensador, Churrasquinho das Torres, Churrasquinho do Wilson, Espetus Du Manu, Frankfurt, Galvez Botequim, Monique Bar, Quiosque Beer, Saideira Videokê, Taberna 88 e Tambaqui no Ponto.

Vencedores

Com a revelação dos 21 vencedores de cada cidade, eles seguem na disputa da etapa em nível nacional. Nessa fase, eles serão visitados por um júri extra e, em julho, será eleito o melhor boteco do país. A lista completa de participantes está disponível no site Comida di Buteco, pelo link http://www.comidadibuteco.com.br/manaus/.

(*) Com informações da Assessoria