
Novatos comandam sete comissões na CMM (Foto: Cleuton Silva/Dicom)
Manaus (AM) – As comissões da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foram definidas com a escolha dos presidentes, vice-presidentes, titulares e suplentes. O Avante, partido com maior número de vereadores eleitos – sete parlamentares –, garantiu a liderança de cinco comissões.
Apesar da força do partido, o vereador novato Pai Amado e o líder do prefeito na Casa, Eduardo Alfaia, não assumiram presidências ou vice-presidências. Alfaia, no entanto, ocupa a titularidade da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento e da 12ª Comissão de Ética.
Já Pai Amado compõe, como titular, a 5ª Comissão de Agricultura e Política Rural, a 6ª Comissão de Saúde, a 7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas, a 11ª Comissão de Assuntos Sociocomunitários e Legislação Participativa, a 16ª Comissão de Água e Saneamento e a 20ª Comissão de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso.
O União Brasil, segundo partido com mais vereadores eleitos na CMM, garantiu a presidência de três comissões. Professora Jacqueline assumiu a 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher; Diego Afonso ficou à frente da 21ª Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana; e Marco Castilhos, vereador mais votado do partido nas eleições municipais de 2024, assumiu a presidência da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Inicialmente, essa última comissão havia sido anunciada como presidida por Aldenor Lima (União Brasil), conforme divulgado pela comunicação da CMM e pelo próprio vereador. No entanto, uma mudança de última hora transferiu o comando para Marco Castilhos, deixando Aldenor fora da presidência. Como alternativa, ele aposta na possível criação da Comissão de Proteção Animal, pauta defendida pelo vereador, que é médico veterinário.
No União Brasil, apenas Saimon Bessa não conquistou a presidência ou vice-presidência de comissões. Como titular, ele participa da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; da 19ª Comissão de Defesa do Consumidor; e da 23ª Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O Partido Liberal, com quatro vereadores eleitos, garantiu a presidência ou vice-presidência para todos os seus representantes na CMM. Sargento Salazar, Raiff Matos e Coronel Rosses assumiram a liderança de comissões, enquanto Capitão Carpê ficou apenas com a vice-presidência da 17ª Comissão de Esportes.
O MDB, Agir e PSD elegeram o mesmo número de vereadores para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), com três parlamentares cada. O MDB conquistou a presidência de duas comissões, enquanto Agir e PSD ficaram com uma comissão cada. No entanto, os vereadores Kennedy Marques (MDB), Janjão (Agir) e Jander Lobato (PSD), vice-presidente da CMM, não assumiram a liderança, seja como presidentes ou vice-presidentes, de nenhuma das 24 comissões da Casa.
Rodrigo Guedes (Progressistas), um dos principais nomes da oposição à Prefeitura de Manaus na CMM, não ficou com a presidência de nenhuma comissão. Ele também perdeu o comando da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criada por meio de um projeto de sua autoria. Nas redes sociais, Guedes declarou que só conseguiu espaço como titular devido à exigência do regimento da CMM e à articulação do presidente de seu partido, Rodrigo Sá.
“Não negocio os meus principios, não apoiaria uma gestão catastrófica do David Reis em troca de uma comissão e outras coisas mais como cargos e etc! Fiquei como membro de algumas por que é obrigatório o vereador ficar e cederam algum espaço pra mim, agradeço ao Presidente do meu Partido, Rodrigo Sá, por ainda brigar por algumas comissões para eu compor, como Educação, fiscalização, cultura e Meio Ambiente”, escreveu Rodrigo Guedes em sua publicação.
Apesar disso, Rodrigo Sá, novato na CMM, assumiu a presidência da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e ocupa a vice-presidência da 22ª Comissão de Segurança Pública Municipal.
O Republicanos não garantiu a presidência de nenhuma comissão, mas os vereadores Roberto Sabino e João Carlos assumiram cargos como vice-presidentes da 5ª Comissão de Agricultura e Política Rural e da 13ª Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias, respectivamente.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) garantiu a presidência para seus dois representantes na CMM. Ivo Neto assumiu a 7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas, enquanto Paulo Tyrone, novato na Casa, ficou à frente da 19ª Comissão de Defesa do Consumidor.
Mesmo sendo a terceira vereadora mais votada da CMM e com formação em Direito, Thaysa Lippy (PRD) não conseguiu a presidência nem a vice-presidência de nenhuma das 24 comissões. Ela ficou como titular da 7ª Comissão de Serviços e Obras Públicas, da 12ª Comissão de Ética, da 15ª Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis e da 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher. O vereador novato Sérgio Baré (PRD) também não garantiu a presidência de nenhuma comissão.
PT, PV, DC, PSDB e PSB, que elegeram apenas um vereador cada, garantiram ao menos uma presidência entre as 24 comissões da CMM.
Confira a distribuição das Comissões Técnicas:
LEIA MAIS:
- Como ficam as comissões da Aleam? Roberto Cidade lidera reunião e define nova composição
- Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025
- Governo do AM lança edital para composição do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.