Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Mundo

Congresso do Peru aprova impeachment de Pedro Castillo

Esta era a terceira tentativa de impeachment feita por parlamentares  em 16 meses

Congresso do Peru aprova impeachment de Pedro Castillo

Pedro Castillo foi eleito em julho de 2021. (Foto: Reprodução/ Instagram)

LIMA – O  Congresso do Peru aprovou nesta quarta-feira (07) o impeachment do presidente Pedro Castillo por “incapacidade moral”. Foram 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções. Esta era a terceira tentativa de impeachment por parlamentares em 16 meses.

A votação foi adiantada após o presidente peruano anunciar que iria dissolver o Congresso e instituir “um governo de emergência excepcional” a fim de convocar novas eleições.

Congressistas participaram presencialmente e também à distância da sessão. Os votos a favor do impeachment foram bastante aplaudidos no plenário. A vice-presidente, Dina Boluarte, assume o cargo ainda hoje.

Leia mais: Após 40 dias de contagem, Pedro Castillo é eleito presidente do Peru

O Congresso peruano enfrenta alta rejeição por conta de escândalos de corrupção. A reprovação do parlamento chega a 86% nas pesquisas. Castillo, por sua vez, é rejeitado por 70% dos peruanos e também enfrenta acusações de corrupção envolvendo até mesmo seus familiares e políticos aliados.

Em uma publicação no Twitter, o perfil oficial do Congresso afirmou que “ninguém deve obediência a um governo usurpador, nem àqueles que assumem funções públicas em violação da Constituição e das leis”.

(*) Com informações do site UOL