Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Coronavac: vacina será testada em pessoas com idade entre 18 a 49 anos em Manaus

O objetivo é identificar se a antecipação da aplicação da dose em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção das formas graves da doença

Coronavac: vacina será testada em pessoas com idade entre 18 a 49 anos em Manaus

Foto: divulgação/Internet

Manaus – Profissionais de educação e segurança farão parte do estudo batizado como “CovacManaus”, que vai antecipar a vacinação desses profissionais lotados na capital, com 10 mil doses da vacina doadas pelo Instituto Butantan.

O objetivo é identificar se a antecipação da aplicação da dose da Coronavac em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção das formas graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus.

Pessoas com idade entre 18 e 49 anos, que possuam algum tipo de comorbidades, que não estejam nesses grupos e que desejem participar do estudo, podem se inscrever por meio de um formulário de cadastro e termo de consentimento, disponibilizado no site do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema ipccb.org.

O cronograma de chamada também poderá ser consultado no site do Instituto, que determinará dias específicos da vacinação para cada faixa etária. Até esta quarta-feira (17), sairá a primeira lista de vacinação de pessoas com 49 anos.

Segundo o IPCCB, as vacinas que serão utilizadas durante a realização do estudo são de um lote exclusivo disponibilizado pelo Instituto Butantan.

“As doses não são aquelas que vão para a vacinação diária para um estado. É um lote produzido exclusivamente para pesquisa”, informou o IPCCB.

Leia mais: Operação Gratidão: dois pacientes de Rondônia desembarcam em Manaus para tratamento da covid-19

Pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) participam do levantamento e pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participarão do estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Entre eles, a médica infectologista da FMT-HVD e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Maria Paula Mourão, e o médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde pública da Fiocruz, Marcus Lacerda.

O estudo também conta com parceria da UEA, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM); da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc); Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM); do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Quem pode participar do estudo?

  •  Servidores efetivos da UEA, da Seduc e da SSP-AM, Polícias Civil e Militar, Detran-AM e Corpo de Bombeiros, com idades entre 18 e 49 anos, que atuam em Manaus;
  • Pessoas com idade entre 18 a 49 anos inscritas na pesquisa, que apresentarem comorbidade, comprovada por laudo médico.