Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Coronavírus: Wilson Lima e secretário de saúde falam sobre prevenção e fake news

O governador e o secretário confirmaram que o Amazonas está preparado para qualquer suspeita atípica relacionada ao surto

Coronavírus: Wilson Lima e secretário de saúde falam sobre prevenção e fake news

(Foto: Reprodução).

Em sua live semanal nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 30, o governador Wilson Lima (PSC), comentou sobre as fake news e prevenções sobre o coronavírus, e afirmou ainda que o Amazonas está preparado para qualquer suspeita atípica relacionada ao surto. O secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, esteve ao lado do governador para tratar do assunto durante a transmissão ao vivo.

Veja mais: Governo determina alerta máximo para coronavírus e síndromes gripais no Amazonas

“Eu espero que não chegue aqui, mas a gente já começou a se preparar “, iniciou o governador, revelando que os órgãos e institutos de saúde do Amazonas já estão preparados. O secretário de saúde alertou que informações compartilhas da existência de pessoas infectadas no Amazonas não passam de fake news.

“Não existe coronavírus no Amazonas. O coronavírus é uma família de vírus em que se caracterizam oito tipos, e esse tipo específico só existe na China, e infelizmente acabou se propagando pelo mundo, atualmente tem 10 casos suspeitos no Brasil, mas nenhum confirmado”, disse Tobias.

Nesta sexta-feira a  Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus. Em decorrência disso, Rodrigo Tobias indicou que a população faça uso de álcool em gel nas mãos e lavagem constante delas, além de evitar lugares populosos e fechados.

Síndromes Gripais

Durante a live, o governador e o secretário mencionaram a inauguração do primeiro Comitê Interinstitucional de gestão de emergência em saúde pública englobando a Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria Municipal de Manaus (Semsa-Manaus), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde (MS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e Hospital e do Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz,  sendo este último o Pronto-Socorro definido como atendimento de possíveis casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG e possíveis ocorrências pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV).

“O Amazonas, nesse período chuvoso, aumenta o número de gripes, então com a ajuda de órgãos estaduais e nacionais, inauguramos o primeiro Comitê Interinstitucional de gestão de emergência em saúde pública para síndromes respiratórios agudas graves, no conjunto dessas doenças entrou o coronavírus em que iremos trabalhar no combate”, finalizou Tobias.

O secretário informou ainda que, além do preparo nas redes básicas de saúde, serão distribuídos no estado panfletos e cartazes com informações para prevenção das doenças.