Manaus, 25 de maio de 2024
×
Manaus, 25 de maio de 2024

Esportes

Corrida Manaus em Movimento acontece neste domingo, no complexo turístico da Ponta Negra

A corrida de rua Manaus em Movimento tem previsão de início às 5h45.

Corrida Manaus em Movimento acontece neste domingo, no complexo turístico da Ponta Negra

(Foto: Semcom)

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na tarde desta sexta-feira (5), à entrega dos kits aos competidores inscritos na III Corrida de Rua Manaus em Movimento – Promovendo Saúde, a ser realizada no domingo (7), no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste. Os participantes podem efetuar a retirada dos kits no mirante Lúcia Almeida, no Centro Histórico, nesta sexta, até as 21h, ou no sábado, 6/4, das 9h às 15h.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a corrida de rua já faz parte do calendário de eventos da Semsa, enfatizando a proposta da iniciativa de promover qualidade de vida e bem-estar entre a população, por meio da prática de atividades físicas e esportivas, em comemoração pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado na mesma data.

“O principal objetivo da Manaus em Movimento é a promoção da saúde, e convidamos todos para participar dessa grande festa, pois a corrida é um dos melhores exercícios para promover o bem-estar físico e mental e prevenir doenças”, assinalou a secretária.

Para receber o kit, o participante deve se dirigir ao ponto turístico da prefeitura, situado na avenida Sete de Setembro, nº 8, e apresentar documento oficial de identidade com foto e comprovante de inscrição, além de entregar uma lata de leite em pó integral com 380 ou 400 gramas. Os kits do atleta são compostos de camisa oficial da prova, boné e número de peito com chip descartável.

“Escolhemos o mirante Lúcia Almeida como local para a entrega dos kits para que o competidor possa tanto fazer a retirada num local amplo e confortável como apreciar a paisagem que o lugar oferece”, apontou o subsecretário de gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Djalma ainda apontou as novidades do evento, que passou a contar com a modalidade de 10Km, ao lado dos tradicionais 5Km das edições anteriores e da Corrida Kids, incluída no ano passado. Além disso, o número de vagas ofertadas cresceu neste ano, ampliando o acesso de corredores profissionais e amadores às provas principais.

“Até o ano passado, nós tínhamos 3,5 mil vagas, e o público já pedia um número maior. Assim, neste ano ofertamos 5 mil vagas, e também foi um sucesso total, em dez minutos foram encerradas as inscrições, comprovando a grande adesão dos corredores de Manaus”, relatou.

Uma das primeiras a buscar o seu kit foi a pedagoga Maria Excelsa Nogueira, de 55 anos. Ela conta que já corre há dez anos, e inclusive participou das duas primeiras edições da corrida da Semsa. “Não perco nenhuma, estou sempre correndo, sempre buscando saúde. Espero que seja mais um momento de alegria, de festejar, correr, suar, ser feliz e ver os amigos, porque a corrida nos une e proporciona amizade”.

Competição

A corrida de rua Manaus em Movimento tem previsão de início às 5h45, com a largada da prova dos 10Km. A seguir vêm as largadas dos 5Km, às 5h48, para pessoas com deficiência, e às 5h50, para demais competidores da modalidade.

Já a Corrida Kids, não competitiva, acontece a partir das 7h30, com trajetos de 200 e 400 metros, respectivamente para jovens corredores de 2 a 6 anos, e de 7 a 12 anos. Competidores mirins de até 4 anos poderão ser acompanhados dos pais ou responsáveis na prova.

Além dos troféus para os três primeiros colocados nas modalidades e categorias, todos os participantes inscritos que terminarem as provas nos tempos máximos previstos terão direito a medalha de participação.

Circuito de saúde

Durante o evento, competidores, torcedores e o público em geral terão acesso a serviços e ações de educação no circuito Tendas da Saúde. Em estruturas montadas no entorno da área das provas, equipes da Semsa Manaus vão orientar a população sobre os males do sedentarismo e a importância das atividades físicas para a prevenção e a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, cálculo de índice de massa corporal (IMC) e sessões de auriculoterapia, além da distribuição de mudas de plantas. O público poderá ainda conhecer melhor a estrutura e os veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Semsa.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: