Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Covid-19: Wilson Lima anuncia inclusão dos profissionais de segurança no grupo prioritário

No último domingo (28), o Amazonas começou a vacinar cerca de 5 mil servidores com aval da Justiça Federal

Covid-19: Wilson Lima anuncia inclusão dos profissionais de segurança no grupo prioritário

Foto: Diego Peres/Secom.

Amazonas- O governador  Wilson Lima (PSC) anunciou, nesta terça-feira (30), que o Ministério da Saúde (MS) vai incluir profissionais das Forças de Segurança no grupo prioritário para receber a dose da vacina contra a covid-19. No Amazonas, cerca de 174 profissionais já faleceram por complicações da doença.

“Atendendo uma solicitação feita pelo Amazonas e outros Estados, a Comissão Intergestores Tripartite do SUS acaba de pactuar a inclusão dos servidores das Forças de Segurança que estão atuando na linha de frente do enfrentamento à covid-19 como grupo prioritário para vacinação.”, disse Lima, em sua página oficial.

Leia mais: Covid-19: profissionais de segurança pública são vacinados em Manaus

No último domingo (28), o Amazonas começou a vacinar cerca de 5 mil servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com o aval da Justiça Federal, que determinou a inclusão dos profissionais da segurança no grupo prioritário.

A estimativa é que cerca de 500 profissionais foram imunizados só no primeiro dia da vacinação. E durante a semana, a aplicação da vacina segue sendo realizada das 9h às 16h exclusivamente no posto no Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo).

Segundo o MS, esse grupo deve ser contemplado com uma cota das vacinas já a partir da próxima distribuição, prevista para quinta-feira (1º). Já a quantidade das doses ainda será definida entre a pasta e os conselhos de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde.

Ainda nas redes sociais, Wilson Lima também defendeu a inclusão de profissionais da educação no grupo de imunização para que possa ocorrer o retorno das aulas presenciais.

“Hoje também solicitei, juntamente com os demais governadores da Amazônia Legal, que o @minsaude inclua os profissionais da Educação nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Precisamos que nossos estudantes voltem às salas de aula de forma segura para todos.”