Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Política

CPI da Covid vai ouvir a médica pró-cloroquina, Nise Yamaguchi

Diretor da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou à CPI que Nise parecia 'mobilizada' com a possibilidade de mudar a bula da cloroquina

CPI da Covid vai ouvir a médica pró-cloroquina, Nise Yamaguchi

Foto: Reprodução

Brasília/DF – A CPI da Covid vai ouvir, na próxima terça-feira (1º), a médica oncologista e imunologista – e pró-cloroquina – Nise Yamaguchi. Além dela, também deverão ser ouvidos, nos próximos dias, pesquisadores, representantes de laboratórios, governadores e ex-assessores do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, afirmou à CPI que Nise parecia “mobilizada” com a possibilidade de mudar a bula da cloroquina para que o uso do remédio contra a covid-19 passasse a constar no papel, embora não haja evidências científicas de sua eficácia para a doença até o momento.

A sugestão foi discutida e rechaçada em reunião no Palácio do Planalto, disse.

A intenção da Comissão Parlamentar de Inquérito nessa próxima semana é promover uma espécie de debate entre profissionais que defendem e que criticam o uso da cloroquina no tratamento da covid-19.

Leia mais: ‘Pelo amor de Deus, Omar, encerra logo essa CPI’, pede Bolsonaro

O assunto tem sido um dos focos dos senadores pelo fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser defensor assíduo da cloroquina, o Exército ter aumentado a produção do remédio e o Ministério da Saúde ter recomendado seu uso na pandemia.

Outros depoimentos

Os demais depoimentos ainda não estão confirmados, mas, a previsão é que, na quarta (2), falem à CPI o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clovis Arns da Cunha, a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Zeliete Zambon, o especialista em Infectologia pelo Hospital Emílio Ribas Francisco Eduardo Cardoso Alves, e o neurocirurgião Paulo Porto de Melo.

(*) Com informações do UOL