Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

CPI da Saúde deve investigar governos de Omar Aziz, José Melo e David Almeida

CPI da Saúde deve investigar governos de Omar Aziz, José Melo e David Almeida

Sabá Reis aponta a artilharia para os três últimos governadores (ALE)

Coluna Cenário

O deputado Sabá Reis (PR) propôs nesta terça-feira, 10, investigar a gestão do Fundo Estadual da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) nos governos de Omar Aziz (PSD-2010 a 2014), José Melo (Pros-2015 a 2017) e David Almeida (PSD-2017) através da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).  Reis era líder na ALE no governo de Melo e de Almeida. Até o momento, ele faz oposição ao governo de Amazonino Mendes (PDT).

A ameaça de investigação das administrações anteriores ocorre um dia após o secretário de Saúde, Francisco Deodato,  afirmar que existe um rombo de R$ 1,2 bilhão na Saúde do Amazonas. Ontem, ele prometeu entregar um relatório com um diagnóstico detalhado do problema ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo deputados, a declaração de Deodato causou uma crise institucional na Assembleia Legislativa, porque os parlamentares da oposição ao governo de Amazonino afirmaram que se o rombo existe é   cumulativo de pelo menos sete anos.   

Os membros da ALE afirmaram, ainda, que a CPI da Saúde, se for aprovada, deverá investigar os envolvidos na operação “Maus Caminhos”, deflagrada no ano passado que apontou um desvio de R$ 102 milhões no Fundo Estadual de Saúde, comandado, segundo a Polícia Federal (PF), pelo médico e empresário Mouhamad Mustafa e outras pessoas que estão sob investigação na Justiça Federal.

Ao final da declaração de Saba Reis sobre a criação da CPI da Saúde, um deputado de oposição comentou que os governos anteriores a David Almeida devem se preocupar mais com a Comissão Parlamentar de Inquérito do que o presidente da ALE.