Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

‘CPI fez reaparecer figuras esquecidas na política’, dispara Mourão

Em entrevista ao UOL, ele falou sobre o papel da oposição na CPI e afirmou que 'governo é responsável por tudo', em relação à pandemia

‘CPI fez reaparecer figuras esquecidas na política’, dispara Mourão

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

BRASIÍLIA/DF- Para o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), a CPI da Covid fez reaparecer figuras que, segundo ele, “estavam esquecidas” na política.

“A CPI hoje trouxe à luz algumas figuras da política que estavam esquecidas e que reapareceram vestindo uma camisola nova, de virgem”, disse Mourão ao participar do UOL Entrevista, conduzido pela apresentadora Fabíola Cidral e pelos colunistas Josias de Souza e Carla Araújo.

Mourão afirmou que não se envolveu com a CPI “porque não diz respeito às minhas atividades”. Questionado sobre a responsabilidade do governo sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, ele declarou que “o governo é responsável por tudo o que aconteça ou deixa de acontecer”.

Mas vê como “difícil” que haja o impeachment do presidente Bolsonaro. “Acho muito difícil que ocorra o impeachment do presidente Bolsonaro porque ele não cometeu crime de responsabilidade. São questões de interpretações sempre. Não existe uma pressão popular para isso”, disse.

Leia mais: Omar vai convocar ministro da Saúde outra vez à CPI: ‘Não quer magoar o chefe’

“Você pode dizer que o presidente perdeu popularidade em determinados segmentos da sociedade, mas em outros ele continua com a popularidade dele. Além de possuir uma base consistente dentro do Congresso.”

Ao falar do papel da oposição na CPI, como o do relator Renan Calheiros (MDB), nome que o governo federal tentou tirar da relatoria da comissão, o vice-presidente destacou que “tem que saber dialogar com todas as peças do tabuleiro, inclusive a oposição” e que o presidente Bolsonaro “vem procurando fazer esse jogo político”.

“Cito aí o ex-presidente [José] Sarney que é um político com uma experiência enorme. Obviamente ele tem uma liderança dentro do partido dele, o MDB, e em outros segmentos. E não se pode jamais deixar de ouvi-lo, até porque eu lembro que, no período de governo do presidente Sarney, ele também enfrentou várias pressões em relação à questão de impeachment”, completou Mourão.

 

(*) Com informações do UOL