Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

CREA vai sugerir reparos em obra entregue às pressas por Arthur Neto

A obra foi inaugurada no final do ano passado pelo ex-prefeito sem estar concluída e acabou sendo interditada pela atual gestão para reparos

CREA vai sugerir reparos em obra entregue às pressas por Arthur Neto

Foto: Alex Pazuello/Semcom

Menos de uma semana depois de iniciar a elaboração do laudo técnico do viaduto Professora Isabel Victoria, no acesso ao Conjunto Manoa, zona Norte, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) anunciou a entrega do documento à Prefeitura de Manaus, para esta terça-feira (9).

Segundo o órgão, o documento contém avaliações sobre a obra inaugurada às pressas pelo ex-prefeito Arthur Neto, no final do ano passado, que acabou sendo interditada pela a atual gestão, a fim de corrigir falhas na estrutura.

Conforme o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Rotta, faltava sinalização adequada para o uso da obra. Além disso, há  problema de desníveis no concreto e mudanças nos projetos básico e executivo que comprometem a segurança do tráfego no local.

Desde então, tanto Rotta quanto o prefeito David Almeida têm compartilhado nas redes sociais parte dos trabalhos de recuperação do viaduto.

Leia mais: David Almeida inspeciona viaduto do Manoa para correção de falhas na obra

Já na semana passada, o Crea informou o início da elaboração do laudo técnico, com previsão de entrega em até seis dias. Segundo o órgão, os documentos sobre a construção da estrutura foram repassados pela prefeitura na terça passada (2) e, em seguida, o material foi analisado.

“Normalmente, a fiscalização do Crea atesta se a obra está sendo feita por um engenheiro habilitado para tal. Neste ano, foi criado o Grupo de Trabalho, que agora, está avaliando tecnicamente a obra, como um serviço para a comunidade. São engenheiros convidados pelo presidente do Conselho, engenheiro Afonso Lins, no intuito de colaborar com a cidade”, disse em nota.

Ainda de acordo com o Crea, a inspeção e perícia no Viaduto do Manoa foi o primeiro projeto analisado pelo grupo, a convite da própria prefeitura.

“Os engenheiros do GT estiveram no local em meados de fevereiro e fizeram a avaliação, amparados por documentos e projetos da obra. O laudo contém sugestões e recomendações, embasados nas normas de engenharia, para que o empreendimento seja entregue com segurança para a sociedade”, finaliza.

O laudo técnico será entregue a Marcos Rotta, na manhã desta terça, às 9h, na sede do Conselho, na rua Costa Azevedo, 174, Centro.