Manaus, 19 de abril de 2025
×
Manaus, 19 de abril de 2025

Cidades

Cresce o número de idosos internados por Covid-19 no Amazonas, aponta Fiocruz

As internações pelo vírus se mantêm controladas nacionalmente, porém, algumas regiões registram o aumento no número de internações.

Cresce o número de idosos internados por Covid-19 no Amazonas, aponta Fiocruz

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – O Amazonas é o estado com maior número de idosos internados por Covid-19, seguido de São Paulo, Ceará, Pernambuco e Piauí. Os dados são do boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nessa sexta-feira (2).

Segundo a Fiocruz, as internações pelo vírus se mantêm controladas nacionalmente, mas algumas regiões registram o aumento de internação.

“As internações por Covid-19 ainda se mantêm em patamares baixos quando comparadas ao seu histórico de circulação. Contudo, é possível observar um maior número de hospitalizações pelo vírus entre os idosos nas últimas semanas em alguns estados do Nordeste, no Amazonas e em São Paulo.”

A tabela do boletim InfoGripe apresenta os níveis de atenção e canal endêmico para cada nível territorial. O Amazonas é classificado em situação de risco com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a SRAG por Covid-19, além de também se posicionar na zona de alerta no caso de SRAG por Influenza.

(Foto: Reprodução/Fiocruz)

Em todo o Brasil, referente ao ano epidemiológico 2024, já foram notificados 104.734 casos de SRAG, sendo 51.108 (48,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 40.247 (38,4%) negativos, e ao menos 7.555 (2%) aguardando resultado laboratorial.

A recomendação da Fiocruz é o reforço nos hospitais e redobrar atenção aos aumentos significativos na circulação dos vírus respiratórios.

“É importante que os hospitais e as unidades sentinelas de síndrome gripal dessas regiões reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento expressivo na circulação do vírus”, recomenda a fundação.

 

Confira o documento:

 

LEIA MAIS: