Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Criança morre soterrada após deslizamento de terra no bairro Redenção

Segundo informações, o menino dormia no momento do deslizamento, ocasionado pela chuva que atingiu todos os bairros de Manaus

Criança morre soterrada após deslizamento de terra no bairro Redenção

Cauã ainda foi levado para o SPA da Redenção, mas já chegou sem vida (Foto: Divulgação)

Cauã Barbosa de Lima, 11, morreu soterrado no início da manhã desta segunda-feira, 23, por volta das 6h30, no beco Tancredo Neves, na rua Carpina, bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus. A criança dormia no momento do deslizamento.

Segundo Luís Carlos Ribeiro Júnior, o enteado dormia em uma cama, quando a parede do imóvel foi atingida pelo deslizamento, ocasionada pela chuva que caiu desde a madrugada na capital.

“Eu e a minha esposa já estávamos acordados por conta chuva enquanto os filhos dela continuavam dormindo. O filho mais novo dormia em uma cama e Cauã em outra, próximo da parede atingida pelo deslizamento. Assustado, eu ainda tentei remover o barro, mas infelizmente a quantidade de concreto dificultou o socorro. Esse menino era como um filho para mim”, disse.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda encaminhou a criança ao Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José Lins, no mesmo bairro, onde chegou morto. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

O secretário da Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém, informou que o órgão municipal recebeu a ocorrência por volta das 10h.

No local foi verificado que a obra em um terreno facilitou o deslizamento.

“No nosso levantamento, as árvores de um terreno de cima, que está com obras no início, foram cortadas. Toda a água desceu pela encosta e se apoio na parede da casa, que não suportou o peso e desabou”, explicou o secretário Cláudio Belém.

Até as 12h17, a Defesa Civil do município recebeu 70 ocorrências, sendo 15 alagações, além de desabamentos em vários bairros de Manaus.

 

Prefeitura presta assistência

 

Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a família da vítima está recebendo todo amparo psicossocial e as quatro famílias já identificadas não poderão permanecer no local, sendo inseridas no Aluguel Social.

“Temos equipes acompanhando as ocorrências da Defesa Civil em vários pontos da cidade, que vão ser inseridas no Aluguel Social, conforme orientação e avaliação”, disse a assistente social da Semasc, Klicia Simone Lima.

No momento do acidente no bairro Redenção, a criança dormia próximo à parede da casa, quando houve o deslizamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) chegou a atender o chamado e encaminhar o menino ao posto de saúde mais próximo, mas ele não resistiu.