Manaus, 25 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 25 de fevereiro de 2024

Cidades

Crianças fazem parte de grupo de risco para tuberculose, alerta especialista

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a atividade é uma estratégia educativa para crianças e é fundamental para o desenvolvimento de atitudes preventivas.

Crianças fazem parte de grupo de risco para tuberculose, alerta especialista

(Foto: Divulgação/FVS-RCP)

Manaus (AM) – As crianças fazem parte de grupo de risco para diversas doenças, inclusive tuberculose, é o que afirma Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Amazonas (PECT-AM).

A especialista ressalta que atividades lúdicas são importantes para trabalhar a conscientização na escola e em consequência expandir o conhecimento para os familiares.

“Devido ao sistema imunológico, as crianças estão mais suscetíveis a doenças, entre elas, a tuberculose. Escolas e creches são ambientes importantes para divulgar conhecimento sobre os sinais e sintomas da doença, identificando precocemente aqueles que possuam algum sinal da doença ”, disse Lara.

Nessa segunda (27), uma ação de educação em saúde apresentou formas de prevenção à tuberculose para estudantes do Centro Educacional do Serviço Social do Comércio José Roberto Tadros, em Manaus.

O público foi de alunos do ensino fundamental, que participaram de atividades lúdicas e interativas organizadas pelos técnicos da fundação com orientações preventivas à doença.

Estratégia educativa

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a atividade é uma estratégia educativa para crianças e é fundamental para o desenvolvimento de atitudes preventivas às doenças. “A educação em saúde pode contribuir para a criação de ambientes escolares mais saudáveis, promovendo prevenção e detecção precoce da doença”, disse.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Na FVS-RCP, o controle da doença é realizado de forma integrada composta, principalmente, pelo PECT-AM e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

(*) Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: