Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Cristina Kirchner será julgada por corrupção nesta terça-feira

Fontes ligadas a Kirchner acreditam que se trata de uma perseguição política e que a condenação da vice-presidente é dada como certa

Cristina Kirchner será julgada por corrupção nesta terça-feira

A condenação é muito provável e a defesa da vice-presidente já trabalha com essa hipótese, denunciando o uso político da Justiça no país. (Foto: Reprodução Instagram/ Cristina Kirchner)

BUENOS AIRES — O julgamento da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, acontece nesta terça-feira (06). Kirchner é acusada de conceder, de forma fraudulenta, contratos de obras públicas na Província de Santa Cruz. O resultado da primeira instância será conhecido hoje.

As acusações se arrastam há anos. Cristina Kirchner tem 12 processos na Justiça, 5 julgamentos pendentes e 6 pedidos de prisão preventiva que nunca foram levados adiante devido ao foro privilegiado.

Leia mais: Cristina Kirchner diz à Justiça que não viu a arma apontada para sua cabeça

Pena

A Procuradoria pede pena de 12 anos de prisão e a inabilitação política para exercer cargos públicos. Mas, mesmo se for condenada nesta terça, Cristina não será presa antes de uma decisão da Suprema Corte. A condenação é muito provável e a defesa da vice-presidente já trabalha com essa hipótese, denunciando o uso político da Justiça no país.

Cristina diz que está “perante não de um tribunal constitucional, mas de um pelotão de fuzilamento midiático-judicial e sua condenação já está escrita”.

Fontes ligadas a Kirchner acreditam que se trata de uma perseguição política e que a condenação da vice-presidente é dada como certa.

(*) Com informações do jornal O Estado de S. Paulo