Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Saúde & Beleza

Cuidado com os cabelos: dicas essenciais para o dia a dia

Hábitos diários devem ser inseridos para deixar as madeixas brilhosas e saudáveis durante o ano todo

Cuidado com os cabelos: dicas essenciais para o dia a dia

Foto: Reprodução

Cuidados no dia a dia com as madeixas são essenciais para manter os fios lindos, saudáveis e ter um bom crescimento. Isso inclui alimentação, forma de lavar, pentear, químicas, fontes de calor e outros fatores.

Leia mais: Queda de cabelo pós-covid: saiba o motivo e como o organismo reage

A má alimentação, estresse, ansiedade são alguns hábitos nocivos que podem ter como consequência a aparência e saúde dos fios. Entretanto, outros hábitos diários também devem ser inseridos para deixar as madeixas brilhosas e saudáveis durante o ano todo. Confira:

Posso lavar o cabelo com água quente?

O cabelo possui uma proteção natural que a água quente acaba retirando, fazendo com que após o banho os fios fiquem mais opacos e ressecados.O ideal é lavá-los com água morna, em torno dos 23 °C, e enxaguar com água fria. Isso garantirá que durante o enxágue as cutículas do cabelo serão fechadas, deixando os fios mais viçosos.

Os cabelos se acostumam com o shampoo e condicionador?

Apesar de os cabelos não se acostumarem com o shampoo e o condicionador, é muito importante que eles sejam trocados com frequência, pois os cabelos possuem diferentes necessidades, como hidratação, nutrição, reconstrução e reparação. As fórmulas dos produtos não conseguem atender todas essas necessidades de uma só vez.

Nunca trocar o shampoo ou condicionador pode fazer com que seus fios precisem de certos nutrientes e acabem ficando fracos e quebradiços.

Posso lavar os cabelos todos os dias?

Sim, se seu cabelo está oleoso. É recomendado que cabelos oleosos sejam lavados mais vezes, para remover o acúmulo de lipídios.

Além disso, lavar o cabelo cotidianamente é recomendado em outros casos. Fatores como o clima e a prática de atividades físicas influenciam no suor e nos danos causados pelo sol ao couro cabeludo. Por isso, é aconselhável que pessoas que moram em regiões com climas mais quentes, como no Amazonas, ou que praticam esportes rotineiramente lavem o cabelo com maior frequência.⠀

Para realizar essa lavagem cotidianamente, porém, é importante que se tenha determinados cuidados, como não utilizar água quente corriqueiramente, pois ela danifica o couro cabeludo, e utilizar produtos como shampoos, hidratantes e condicionadores de qualidade e com pouca química, para não danificar os fios.

Lembrando que espaçar demais as lavagens, a fim de evitar novas quedas, pode prejudicar ainda mais a condição, pois a oleosidade em excesso tende a provocar dermatite seborreica, fazendo com que o cabelo caia mais.

Qual a melhor chapinha?

Todas vão causar dano térmico, porém a de cerâmica é melhor, pois mantém a temperatura constante. Não é recomendável o uso de chapinhas de metal, pois estas não são feitas para controlar a temperatura, o que leva a um maior dano aos fios.

Ressaltando que é  importante tomar alguns cuidados em relação à temperatura a ser utilizada, para que o dano térmico seja reduzido e não afete os fios. O mais recomendado é que as chapinhas não ultrapassem os 180 graus, porém cabelos com fios mais grossos podem superar um pouco essa temperatura, até no máximo 230 graus.

Qual a escova adequada para o cabelo?

Escovas de cabelos não são iguais, portanto, não servem para qualquer tipo de fio. É necessário que você tenha uma que seja apropriada para os seus fios.  Cabelos crespos e cacheados precisam de pentes de dentes largos. Cabelos com textura fina precisam de pentes delicados.

Química estraga o cabelo?

Tinturas e alisamentos em excesso fazem com que os fios fiquem mais fracos, percam elasticidade e quebrem com facilidade. O ideal é não fazer muitos procedimentos desse tipo em um curto período.

Não tome remédios sem consultar um médico

Medicamentos com promessa de fortalecer os fios, tornar volumosos e fazer com que cresçam mais rápido, muitas vezes, contêm vitaminas essenciais, que se consumidas em excesso, causam distúrbios.

Bolsonaro