Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Mundo

Curiosidade: ‘planta pênis’ floresce pela primeira vez em mais de 20 anos

Da Indonésia, a 'planta pênis' requer um ambiente muito quente e úmido e, portanto, é difícil de crescer na Europa

Curiosidade: ‘planta pênis’ floresce pela primeira vez em mais de 20 anos

Foto:

HOLANDA – Rara e mais conhecida como planta pênis essa é a terceira vez que é possível ver o florescimento da espécie Amorphophallus decus-silvae, planta alta e em forma fálica. Desde 1997, não se via nascer uma flor dessa espécie.

A planta foi cultivada pelo voluntário Rudmer Postma há seis anos em um jardim holandês da Universidade de Leiden, na Holanda, de acordo com um comunicado divulgado pela instituição à imprensa.

A equipe do jardim notou o botão de flor pela primeira vez em meados de setembro e, em pouco mais de um mês, cresceu de cerca de meio metro de altura para dois metros, com o caule estreito.

“Poucos jardins botânicos têm Amorphophallus decus-silvae em sua coleção, tornando o florescimento da planta particularmente raro”, observou o comunicado.

Nativa da Indonésia, rica em florestas tropicais, a “planta pênis” requer um ambiente muito quente e úmido e, portanto, é difícil de crescer na Europa. Mas seu odor terrível e pungente – semelhante a carne podre – ajuda os jardineiros a prever quando a planta vai florescer, o que ocorre em dois estágios: a fase de floração feminina e a masculina.

Durante a fase de florescimento feminino, a parte branca em forma fálica da flor chamada espádice se aquece e emite o fedor.

“Não cheirava muito mal ainda, mas (o odor) ficou mais intenso à tarde”, disse a voluntária do jardim e professora de ioga Roos Kocken em um vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (22).

Polinizadores, incluindo moscas, são atraídos por esse cheiro, então migram para a planta e ficam cobertos pelo pólen produzido  durante sua fase de florescimento masculino. Como não há outra planta desta espécie no jardim, os funcionários estão coletando o pólen para usar mais tarde ou enviar para outros espaços botânicos, disse a universidade.

Amorphophallus decus-silvaeJardim botânico da Universidade de Leiden

Leia mais: Round 6: Crianças são hospitalizadas após repetirem jogos da série

Para plantas maiores de Amorphophallus, ter muitos anos entre florações não é incomum, disse Susan Pell, vice-diretora executiva do Jardim Botânico dos EUA. As flores da “planta pênis” emergem de suas estruturas subterrâneas chamadas cormos, que são como a parte subterrânea dos troncos das árvores, explicou ela.

“Essa floração está usando toda a energia que foi armazenada no cormo. Então, para florescer novamente, esse cormo tem que produzir uma série de folhas novamente… provavelmente de três a 12 anos para obter energia suficiente para sustentar uma nova flor”, acrescentou Pell.

Os parentes próximos da planta incluem Amorphophallus gigas e Amorphophallus titanum, ou a planta cadáver, esta última bem conhecida por seu próprio fedor durante o período de floração. A flor do cadáver está exposta em jardins populares, incluindo o Jardim Botânico dos Estados Unidos e o Jardim Botânico de San Diego.

(*) Com informações CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.